A partir desta segunda-feira (2), as principais atividades do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) serão desenvolvidas a partir de Mato Grosso, por ocasião das reuniões técnica e ministerial do Grupo de Trabalho de Agricultura do G20, na próxima semana.
Conforme a Portaria Mapa n° 715 de 2024, publicada no Diário Oficial da União (DOU) que circula nesta segunda-feira, ficam designados a atuar no estado o chefe de gabinete, secretários executivo; de Defesa Agropecuária; de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo; de Política Agrícola e de Comércio e Relações Internacionais, além dos chefes das Assessorias Especiais de Comunicação Social e de Assuntos Parlamentares e Federativos e consultor jurídico.
O gabinete do Mapa funcionará em Mato Grosso no período de 2 a 7 de setembro em Cuiabá e de 8 a 15 no município de Chapada dos Guimarães, sede da reunião do GT Agricultura do G20.
As reuniões do G20 no estado serão realizadas nos dias 10 e 11 (técnica) e 12 e 13 (ministerial).
Com a participação de ministros da agricultura e áreas correlatas das principais economias do mundo, o encontro do G20 debaterá a participação do setor em temas como a segurança alimentar e nutricional do planeta e a adaptação às mudanças climáticas.
Considerado o maior produtor de grãos do país e, ainda, detentor do maior rebanho bovino, Mato Grosso foi escolhido para sediar a reunião do GT Agricultura devido à sua importância no agricultura sustentável, tendo em vista os três biomas presentes no estado: Amazônia, Cerrado e Pantanal.