Mais de 400 crianças participaram do projeto Futuro em Campo, nos dias 8 e 10 de julho, nos municípios de Sorriso e Marcelândia, para conhecer de perto como é o trabalho da agricultura, ‘carro-chefe’ da economia brasileira e de Mato Grosso. O projeto é realizado pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT).
Na primeira programação, no dia 8, em Sorriso, produtores e equipe da entidade foram até à Escola Municipal Ivete Lourdes Arenhardt, para apresentar a realidade do agro a cerca de 100 estudantes. Também foram levados produtos feitos com soja e milho para que os estudantes conhecessem a origem dos alimentos encontrados nas gôndolas dos supermercados.
“Nós estamos desmistificando o agro, tanto para professores, quanto para alunos, mostrando de onde vem a soja, a roupa, a carne, que não vem tudo do supermercado, ensinando a eles que o agro não é um vilão e mostrando para eles também que nós estamos preocupados sim com o meio ambiente”, destaca o delegado do núcleo de Sorriso, Gabriel Lenz.
Já em Marcelândia, no dia 10, a Aprosoja-MT levou mais de 300 estudantes da Escola Municipal Etelvina Ferreira de Cerqueira Diamante ao Armazém Terra Grão e Terra Cotton para entender sobre o armazenamento de grãos e beneficiamento do algodão, além de conhecer de perto as máquinas agrícolas e plantar mudas de árvores na propriedade.
O diretor-administrativo da Aprosoja-MT e agricultor em Marcelândia, Diego Bertuol, lembra que o núcleo de Aprosoja-MT no município foi criado recentemente e que a agricultura ainda está se estabelecendo no município. Portanto, explica Bertuol, é fundamental que as crianças conheçam de perto o que realmente é a agricultura brasileira.
“Essas crianças estão se habituando a olhar o que é uma planta de soja, um milho. Esse é o momento que conseguimos enraizar esse conhecimento do que realmente é o agro, para elas não estarem caindo em falácias, que hoje chegam de maneira tão fácil a elas. Esse trabalho está rodando todo estado, para mostrar a verdade do agro sustentável”, destaca Bertuol.
Gilson Pinesso, proprietário da Terra Grão e Terra Cotton, afirmou estar feliz com a visita dos alunos em sua propriedade e que essa é uma iniciativa que deveria ser expandida para todos os municípios de Mato Grosso, para que os pequeninos entendam a importância da agricultura para a economia e a vida das pessoas.
“É preciso motivar esses jovens a se interessarem por aquilo que realmente é a nossa maior riqueza, que é o agro, a produção de soja, milho, algodão. Aliás, nesse ano passamos a ser o maior exportador de algodão do mundo, somos líderes em vários setores, então, é preciso entender o que realmente traz riqueza emprego e desenvolvimento ao país”, afirma Gilson.
O secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo de Marcelândia, Lincoln Nadal, também acompanhou a programação do Futuro em Campo no município e ressaltou que os alunos ficam felizes em sair das salas de aulas e conhecer de perto parte importante da economia do município.
“Com isso, cada vez mais a gente consegue trazer essas crianças para perto do agro. Hoje, nós temos uma imagem que é mostrada na mídia internacional e na grande mídia brasileira muito negativa e a gente tem que mostrar a verdade, que é o contrário disso, temos que mostrar o tanto que agro é bom e é importante para os municípios de Mato Grosso”, enfatiza Lincoln.