Seis laticínios associados ao Sindilat-MT (Sindicato das Indústrias de Laticínios de Mato Grosso) participam do 1º Concurso de Queijo de Mato Grosso. A competição, que abrange 11 categorias, visa destacar a qualidade e diversidade dos produtos lácteos produzidos no estado.
O concurso integra a programação da 1ª edição do festival “Biomas e Sabores”, realizado pelo Sebrae-MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso), entre os dias 26 e 28 de setembro, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.
Os produtos serão avaliados em categorias como: manteiga, requeijão fundido, doces, massas filadas, cruas, semi-cozidas e cozidas, queijos especiais, mofados e uma categoria regional, que destaca a inovação com criações locais. Esta última, voltada a produtores regionais, oferecerá oportunidade para apresentar novos sabores e inovações.
“O Sindilat é um parceiro fundamental nesse concurso, o qual é uma oportunidade única de promover a cadeia produtiva do leite em Mato Grosso. Isso fortalece a sustentabilidade e incentiva a oferta de produtos de alta qualidade para o mercado”, afirma Leonir Chaves, presidente do Sindilat-MT.
O corpo de jurados é composto por representantes de diversos elos da cadeia produtiva e avaliará os produtos com base em atributos sensoriais como sabor, textura, aroma e aparência, valorizando a originalidade e o compromisso com a sustentabilidade. Também serão consideradas práticas que promovam a preservação ambiental e a saúde do consumidor.
O Sistema Fiemt (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso), por meio do Instituto Senai de Tecnologia (IST), dará suporte técnico à competição, realizando as análises microbiológicas dos produtos.
As indústrias associadas ao Sindilat MT que se inscreveram no concurso são: Laticínios Casterleite, Rovigo, Lacvit, Amazônia Verde, Comajul e Lacbom
Biomas e sabores
O concurso faz parte do festival “Biomas e Sabores”, evento gratuito que celebra a cultura e gastronomia dos três biomas de Mato Grosso: Amazônia, Cerrado e Pantanal. O festival contará com apresentações musicais, danças, exposições de arte, degustações de produtos típicos, feira de negócios e uma praça de alimentação, além de um espaço dedicado à agricultura familiar.
Além das atrações culturais e gastronômicas, o evento terá uma área técnica com clínicas tecnológicas e palestras sobre segurança alimentar e produção de alta qualidade. O festival é apoiado por entidades como Fecomércio, Famato, CRMV-MT, Mapa-MT, Prefeitura de Cuiabá, Aproleite, UFMT, Instituto de Laticínios Cândido Tostes e Epamig-MG.