Uma tarde de muita conversa e troca de experiências foi o que o grupo formado por mais de 20 jornalistas vivenciou em Lucas do Rio Verde. Os profissionais estiveram na fazenda de Gilberto Eberhardt, delegado-coordenador local da Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), durante o primeiro dia de ações do Road Show.
O gerente de relacionamento da Aprosoja-MT, Evandro Carmo Thiesen, explicou que a proposta era mostrar aos jornalistas o que a Associação sempre pontua acerca da agricultura mato-grossense. Afinal, depois, serão eles que passarão essas informações adiante, para a sociedade em geral.
“É muito importante receber as pessoas do meio de Comunicação porque são elas que levam as informações para a sociedade, assim podemos mostrar como é o trabalho do produtor rural, o que fazemos no dia a dia, explicar o que é feito na propriedade para plantar com sustentabilidade e produzir com responsabilidade. É gratificante ter recebido esse grupo aqui hoje”, disse Eberhardt.
A visita aconteceu nessa segunda-feira (08.07) e contou com a participação do Diretor do Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde e associado da Aprosoja-MT, Tiago Cinpak.
Para Cinpak, esse encontro é uma oportunidade de desmistificar muito do que é dito sobre o agronegócio brasileiro, pintado como um vilão, que é realizado apenas em grandes propriedades, devastando o meio ambiente.
“Na verdade não é isso, o agronegócio é, sim, muito sustentável. O produtor é muito preocupado com o meio ambiente e com o social também, tanto é que as cidades do interior se desenvolvem bastante, puxadas pela agricultura. Agora, a visita em campo mostra como é esse trabalho, os jornalistas podem ver que há preservação da natureza, o negócio é familiar”, complementou.
O Road Show, segundo o coorganizador, o jornalista mato-grossense, Vicente Delgado, já é realizado em São Paulo há mais de 20 anos. Em Mato Grosso, chega a sua terceira edição e a proposta é proporcionar uma experiência prática e aprofundada do agronegócio. Neste ano, a Aprosoja-MT entrou como parceira da iniciativa estadual.
Participante do Road Show pela primeira vez, a jornalista do Climatempo, Angela Ruiz, comentou que essa experiência é importante para conhecer a realidade de perto o trabalho desenvolvido em Mato Grosso e que muitas vezes não chega à população dos grandes centros, mas agora será retransmitida de forma adequada e correta sobre o que é o campo.
“O tempo todo falamos que o agro não se comunica e que são precisas pessoas para levar as mensagens do agronegócio. Vir até aqui é relevante para que possamos entender a realidade desse estado, quando viemos a campo, conhecemos o trabalho da Aprosoja, do produtor rural, conhecemos uma realidade totalmente diferente, com famílias, e fica mais fácil da mensagem chegar ao nosso espectador”, avaliou Divino Onaldo, jornalista goiano, que já participou do Road Show anteriormente.
Nesta quarta-feira (10.07), o grupo virá até a sede da Aprosoja-MT.