IPPA avança 2,4% em fevereiro; no bimestre, alta chega a 19,4%

Fonte: Assessoria

(Foto: Reprodução)

Pesquisas do Cepea mostram que, em fevereiro, o Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários (IPPA/CEPEA) avançou 2,4% em termos nominais em relação ao mês anterior. Com exceção do IPPA-Hortifrutícolas, que recuou 10,6%, os demais grupos de alimentos apresentaram alta na comparação mensal: IPPA-Grãos (0,6%), IPPA-Pecuária (4,6%) e IPPA-Cana-Café (5,8%).

O IPA-OG-DI Produtos Industriais, calculado e divulgado pela FGV, registrou leve crescimento de 0,9%, o que indica que, de janeiro para fevereiro, os preços agropecuários se valorizaram em relação aos industriais da economia brasileira.

No cenário internacional, as cotações dos alimentos convertidas em Reais caíram 5,6%, resultado das quedas tanto do dólar (-4,3%) quanto dos preços internacionais dos alimentos (-5,6%).

Comparando-se o primeiro bimestre com período equivalente do ano passado, verificou-se expressivo aumento de 19,4% do IPPA, em razão das altas observadas nos seguintes grupos de alimentos: IPPA-Cana-Café (36%), IPPA-Pecuária (26,2%) e IPPA-Grãos (10,5%), ainda conforme levantamentos do Cepea.

Por outro lado, o IPPA-Hortifrutícolas apresentou recuo de 7,1%. Na mesma comparação, o IPA-OG-DI subiu 7%, enquanto os preços internacionais dos alimentos convertidos em Reais avançaram 26,9%, resultado da combinação do aumento de 6,3% nas cotações dos alimentos com uma expressiva valorização de 19,3% do dólar.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-celso
Jornalista formado (DRT 0001781-MT), atua no CenárioMT na produção de conteúdos sobre política, economia, esportes e temas do agronegócio em Mato Grosso. Com experiência consolidada na redação e apuração regional, busca entregar informação clara e contextualizada ao leitor. Aberto a pautas e sugestões. Contato: [email protected] .