O Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários (IPPA/CEPEA) apresentou uma queda de 2,1% em fevereiro em relação a janeiro, em termos nominais. Esse resultado foi impulsionado pela diminuição observada no IPPA-Grãos, que registrou uma queda de 6,2%. Por outro lado, os demais grupos de alimentos tiveram avanços nos preços nominais: IPPA-Pecuária (0,8%), IPPA-Hortifrutícolas (6,6%) e IPPA-Cana-Café (0,2%).
No mesmo período, o IPA-OG-DI Produtos Industriais recuou 0,7%, evidenciando que os preços agropecuários apresentaram queda em comparação aos preços industriais da economia brasileira. Internacionalmente, os preços dos alimentos, cujo índice é divulgado pela FAO, tiveram uma queda de 0,8%, enquanto a taxa de câmbio oficial (US$/R$), divulgada pelo Bacen, teve um aumento de 1%.
Em uma comparação anual entre fevereiro de 2023 e fevereiro de 2024, o IPPA/CEPEA registrou uma forte queda de 15,9%, sendo mais intensa do que a observada para o IPA-OG-DI Preços Industriais, que foi de 4,2%. Além disso, os preços internacionais dos alimentos também tiveram uma redução de 10,4%, enquanto a taxa de câmbio nominal recuou 4,8%. Esses resultados sugerem uma certa paridade entre os movimentos dos preços agropecuários domésticos e internacionais.