Em abril, o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) manteve a estimativa de área plantada com soja em Mato Grosso para a safra 2023/24, projetada em 12,13 milhões de hectares. Esse número representa um aumento de 0,08% em comparação com a temporada anterior.
Até a última sexta-feira (29/03), a colheita da soja atingiu 99,68% das áreas previstas. No entanto, ainda há alguns dados de rendimento a serem apurados nos municípios com áreas plantadas mais tarde, o que limitou a consolidação do rendimento médio nesta estimativa nessas regiões.
A produtividade média da soja permanece projetada em 52,85 sacas por hectare, representando uma queda de 15,17% em relação à safra anterior (2022/23).
No mês de maio, com o encerramento dos trabalhos a campo, o Imea irá consolidar os dados de área por meio de geoprocessamento, assim como a produtividade da oleaginosa. Esses dados serão apurados com base no levantamento dos agentes de mercado, produtividade ponderada pelo ritmo da colheita, pesquisa com produtores de Mato Grosso e o CropTour.