A comunidade Brígida, localizada na zona rural de Sinop, a cerca de 500 quilômetros da capital Cuiabá (MT), foi ponto de encontro para quem gosta de um bom churrasco. Com a missão de promover a carne bovina produzida em Mato Grosso, o Instituto Mato-grossense da Carne (Imac) marcou presença na 2ª Edição do Festival de Carne & Fogo, realizada no sábado (19). O evento durou seis horas e teve 30 estações, com os mais variados tipos e cortes de proteína animal.
O Imac participou com três estações especiais, comandadas por churrasqueiros experientes e vencedores do concurso MT Steak, que escolheu os melhores e mais inovadores cortes bovinos para representar Mato Grosso pelo mundo. Paulo Cruz (1º lugar com o corte MT Steak), Zigomar Bastos (2º colocado com o corte Cuiabá Steak) e Valdez Miranda (3º colocado no concurso com o corte Steak do Cara) apresentaram seus cortes exclusivos e premiados que chamaram a atenção do público e movimentaram as estações. Os três cortes são extremamente macios quando preparados na brasa e foram criados a partir de animais jovens e precoces, vindos de propriedades mato-grossenses.
Com o objetivo de mostrar a qualidade da produção de carne mato-grossense, o Imac tem participado de diferentes eventos em Mato Grosso e pelo Brasil, para também incentivar o consumo da carne bovina local.
“Queremos mostrar que a carne consumida hoje, é resultado de um processo produtivo que começa nas propriedades e envolve melhoramento genético, nutrição, sanidade, cuidado com aspectos socioambientais e que faz com que o consumidor tenha no final, um corte macio e saboroso para apreciar.”, explicou o diretor técnico operacional, Bruno de Jesus Andrade.
Festival Carne e Fogo
Conhecida por ter uma churrasqueira gigante e um famoso Baile do Chopp, a comunidade Brígida tem se tornado referência para a cultura e o turismo de Sinop. Ao longo dos últimos 32 anos, a Comunidade Rural Brígida se transformou em um símbolo de resgate do movimento comunitário rural, unindo famílias em torno da educação, da fé e do lazer. Com a realização do Festival Carne e Fogo, a localidade ganha ainda mais visitantes e força no cenário de turismo rural.
Em sua 2ª edição, o Festival Carne e Fogo proporcionou uma boa experiência gastronômica aos visitantes, com mais de 3 toneladas de carnes servidas durante o evento.
O Festival Carne e Fogo é uma realização de Nanda Lajarim Produções e Gustavo Zambiazi, com apoio de muitos parceiros, entre eles, o Instituto Mato-grossense da Carne (IMAC).