Hora de Cuidar chega a Sorriso e Rondonópolis com foco na janela de plantio e nos impactos da segunda safra

O evento será gratuito tanto no Sindicato Rural, em Sorriso, quanto na Concessionária RAM Sunauto, em Rondonópolis, com início de ambos às 18h

Fonte: Assessoria

Hora de Cuidar chega a Sorriso e Rondonópolis com foco na janela de plantio e nos impactos da segunda safra
Foto: Divulgação

A janela de plantio da soja e seus reflexos sobre a segunda safra serão os principais temas debatidos durante o Hora de Cuidar, que será totalmente gratuito, realizado nesta terça-feira (16/12), no Sindicato Rural de Sorriso, e na Concessionária RAM Sunauto em Rondonópolis, nesta quinta-feira (18/12), ambos com início às 18h. O encontro também vai abordar temas como manejo de doenças, pragas e nematóides.

O evento, promovido pela Fundação Mato Grosso, ocorre em um momento estratégico, em que o produtor está diretamente envolvido nos cuidados com a lavoura. “No final do ano é um momento, onde principalmente na parte de doenças, que vira a chave, onde o produtor tem que estar mais atento, o momento de pragas, nematoides, por isso vamos retomar um pouco do que fizemos no ano passado e agora focado nas duas regiões, Sorriso e Rondonópolis”, explicou gerente de Pesquisa, Serviços e Operações da Fundação MT, Luís Carlos de Oliveira.

Segundo ele, além da condução das pesquisas, é fundamental promover a difusão do conhecimento e a conexão entre os elos da cadeia produtiva, papel que a Fundação MT desempenha de forma estratégica ao transformar dados científicos em informações aplicáveis ao campo.

A pesquisadora de Fitotecnia da Fundação MT, Daniela Dalla Costa, ressalta que o evento abordará o comportamento do início da safra de soja e seus impactos no andamento da segunda safra, além das consequências na janela de semeadura do algodão e do milho, discutindo estratégias para mitigar possíveis efeitos negativos e apresentar alternativas viáveis ao produtor.

Ainda de acordo com a pesquisadora, a instalação da safra de soja 2025/26 foi bastante instável, porque as condições climáticas, especialmente na região Centro-Sul, foram anormais. “Normalmente, nós temos retomada de chuva na região Centro-Sul na primeira quinzena de outubro, mas neste ano nós tivemos um atraso considerável que impactou diretamente na janela de semeadura. Consequentemente, a janela de semeadura do milho e do algodão vai ser impactada, o que tende a reduzir o potencial produtivo destas culturas”, comentou.

No evento A Hora de Cuidar serão apresentados dados e análises do Relato de Safra, trazendo resultados históricos sobre a janela de semeadura e seus impactos no potencial produtivo, além de orientações sobre a escolha de materiais genéticos, bem como estratégias de manejo fitossanitário para a cultura da soja.

A pesquisadora de Fitotecnia reforça que esse tipo de discussão é essencial para auxiliar o produtor na tomada de decisões, especialmente em um cenário de margens de rentabilidade cada vez mais apertadas. “Eventos como esse aproximam a pesquisa dos produtores e levam efetivamente os resultados que a Fundação MT gera em todas as suas áreas de atuação para que sejam aproveitados e utilizados de forma prática e efetiva”, finalizou.

Programação Sorriso (16/12)
18h – Recepção / Coquetel

18h30 – Abertura
Gerente de Pesquisa, Serviços e Operações da Fundação MT, Luís Carlos de Oliveira

18h40 – Fitotecnia
Pesquisadora de Fitotecnia da Fundação MT, Me. Daniela Dalla Costa

19h – Pragas
Pesquisador de Entomologia, Dr. Carlos Bezerra

19h20 – Nematoides
Coordenador de Projetos Agrícolas da Fundação MT, engenheiro agrônomo Lucas Rauen, e pesquisadora de Nematologia, Me. Julia Nunes

19h50 – Fitopatologia
Pesquisadores de Fitopatologia, Dra. Meyriele Pires de Camargo e Me. Victor Porto

20h10 – Debate
Todos os pesquisadores

20h30 – Fechamento

==============
Programação Rondonópolis (18/12)

18h – Recepção / Coquetel

18h30 – Abertura
Gerente de Pesquisa, Serviços e Operações da Fundação MT, Luís Carlos de Oliveira

18h40 – Fitotecnia
Pesquisadora de Fitotecnia da Fundação MT, Me. Daniela Dalla Costa

19h – Pragas
Pesquisador de Entomologia, Dr. Carlos Bezerra

19h20 – Nematoides
Coordenador de Projetos Agrícolas da Fundação MT, engenheiro agrônomo Lucas Rauen, e pesquisadora de Nematologia, Me. Julia Nunes

19h50 – Fitopatologia
Pesquisadores de Fitopatologia, Dra. Meyriele Pires de Camargo e Me. Victor Porto

20h10 – Debate
Todos os pesquisadores

20h30 – Fechamento

Serviço:
Evento: Hora de Cuidar (Sorriso)
Data/Horário: Terça-feira (16), às 18h
Endereço: Sindicato Rural de Sorriso

Evento: Hora de Cuidar (Rondonópolis)
Data/Horário: Quinta-feira (18), às 18h
Endereço: Concessionária RAM Sunauto

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-celso
Jornalista formado (DRT 0001781-MT), atua no CenárioMT na produção de conteúdos sobre política, economia, esportes e temas do agronegócio em Mato Grosso. Com experiência consolidada na redação e apuração regional, busca entregar informação clara e contextualizada ao leitor. Aberto a pautas e sugestões. Contato: [email protected] .