Famato prestigia lançamento da Agenda Legislativa do Agro 2025 no Senado

Fonte: Assessoria

Sem titulo

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) marcou presença na sessão solene de lançamento da Agenda Legislativa do Agro 2025, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). A solenidade aconteceu na manhã desta quarta-feira (26/03), no plenário do Senado Federal, em Brasília, reunindo representantes do setor agropecuário e autoridades para discutir as principais pautas em tramitação no Congresso Nacional que impactam o agronegócio brasileiro.

A Agenda Legislativa do Agro 2025 apresenta a análise de 87 projetos de lei em tramitação no Congresso, divididos em sete temas: Tributação e Política Agrícola; Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Direito de Propriedade; Relações Trabalhistas; Relações Internacionais; Infraestrutura e Logística; Produção Agropecuária e Educação. A CNA monitora mais de 7,5 mil projetos legislativos.

O presidente da CNA, João Martins, destacou que o documento, apresentado pela primeira vez na sede do Congresso Nacional, foi “construído por muitas mãos, pelas representações dos produtores, pelos especialistas de cada setor das nossas cadeias produtivas e pela própria classe política, em um alinhamento harmonioso, que é a melhor expressão da unidade do agro brasileiro”.

Representando a Famato, estiveram presentes o gestor jurídico da entidade, Rodrigo Bressane; a representante na Comissão Novas Lideranças do Agro da CNA, Gabriela Tomain; e, pelo programa CNA Jovem, os finalistas por Mato Grosso, Vanessa Alves e Flávio Andrade.

Para Bressane, o evento reforça a importância da articulação institucional na defesa dos interesses do produtor rural. “Foi uma grande satisfação participar deste importante momento para o setor, que reúne as principais pautas de interesse do produtor rural brasileiro no Congresso Nacional. À frente do jurídico da Famato, tenho atuado firmemente na defesa do agronegócio, sempre buscando garantir segurança jurídica, equilíbrio nas relações contratuais e respeito à livre iniciativa”, afirmou.

Já Gabriela Tomain destacou a relevância da participação efetiva das federações estaduais e da CNA no desenvolvimento, acompanhamento e reivindicação de normativas que impactam o setor produtivo. “Participar deste momento significa reafirmar o compromisso da federação com o diálogo entre o setor produtivo e os nossos representantes políticos. Garantir um ambiente justo para o desenvolvimento sustentável do agro é um dos primeiros passos para reaproximar os jovens do setor e potencializar a sucessão no campo”, ressaltou.

Ainda em Brasília, as jovens lideranças de Mato Grosso, Gabriela Tomain, Vanessa Alves e Flávio Andrade, participam do I Fórum de Novas Lideranças, uma iniciativa da CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil. O evento começou nesta quarta-feira (26/03) e segue até quinta-feira (27/03).

A programação inclui debates sobre temas estratégicos, como a agenda internacional do agro brasileiro, a defesa dos produtores na prática – com os resultados do Programa de Liderança, o cenário político no Brasil, as prioridades da Frente Parlamentar da Agropecuária e o papel das novas lideranças no Congresso Nacional, entre outros assuntos.

Vanessa Alves destacou a importância do evento: “O I Fórum de Novas Lideranças é uma ação estratégica da CNA que revela o protagonismo das novas lideranças, fortalecendo a verdadeira imagem do setor agropecuário no nosso país e no mundo afora. Representa uma nova postura que será adotada e reconhecida”.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista | DRT: 0001781-MT