O ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, foi o grande homenageado no último dia do Show Safra em Lucas do Rio Verde. Além de ser o palestrante do dia do evento, Rodrigues recebeu o mérito ‘O Semeador’. O prêmio é concedido pela Fundação Rio Verde a personalidades que contribuíram, direta ou indiretamente, para o desenvolvimento regional.
O homenageado tem uma longa trajetória dedicada ao agronegócio e à economia brasileira. Formado em agronomia na década de 1960, Rodrigues iniciou cerca de uma década depois, sua trajetória nas associações de defesa da agricultura.
Em 1985, foi eleito presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e primeiro vice-presidente da Organização das Cooperativas da América. Oito anos depois, em 1993, foi secretário de Agricultura do estado de São Paulo e presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB).
Já em janeiro de 2003, assumiu o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no mandato do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva. Como ministro implantou um programa de reforma estratégica do Ministério da Agricultura.
Otimista
Ao falar sobre as qualidades do homenageado, o presidente da Fundação Rio Verde destacou o otimismo de Roberto Rodrigues, mesmo em períodos difíceis. Joci Piccini citou que participou de eventos onde Rodrigues palestrou e o resultado a cada palestra foi altamente positivo.
“Ele vem aqui fazer uma palestra numa época em crise, numa situação difícil de falar, hoje está ruim, mas vale a pena, vai melhorar e esse é o sentimento que esse senhor aqui tem”, pontuou Piccini, acrescentando que teve ocasião em que entrou no evento desanimado e saía eufórico pela mensagem de Rodrigues.
“Bem antes de ser ministro, ele foi um grande semeador, principalmente no cooperativismo”, declarou Eledir Techio, presidente da Sicredi Ouro Verde. “Ele foi um dos criadores, fomentador de todos os sistemas de crédito cooperativo que tem aqui no Brasil hoje”, acrescentou Techio, destacando a importância do homenageado para o sistema cooperativo.
O prefeito Miguel Vaz reforçou os elogios ao homenageado. “É difícil eu falar de uma pessoa que já foi ministro, que foi marcante como o senhor. Esse prêmio ‘O Semeador’ é pra aquelas pessoas que realmente fizeram a diferença na sua cidade, Mato Grosso, no Brasil. Então, é muito merecido da sua parte”, enalteceu.
Humilde
Apesar de sua trajetória, Roberto Rodrigues foi humilde ao falar sobre o prêmio. Ele disse estar emocionado pelas palavras que ouviu das autoridades luverdenses. “Eu não mereço essas homenagens, eu não mereço. Isso aqui não é modéstia da minha parte, não é mesmo porque tudo que eu fiz a vida inteira, nesses cinquenta e cinco anos, é por acreditar na agricultura como alavanca do país”, ressaltou Rodrigues.
O ex-ministro, que fez a palestra que encerrou a programação do Show Safra, declarou que o agronegócio é a locomotiva no Brasil. Ele disse ter ficado entusiasmado com o que viu em Lucas do Rio Verde.“É um orgulho muito grande vir aqui, muito mais do que receber homenagem, é a alegria de sentir o progresso fluindo pelas mãos, pela cabeça e pelos corações que já estão aqui hoje. Eu agradeço muito”, enfatizou.