Marcada para ocorrer nos dias 15 e 16 de agosto, a Conferência Internacional da Agroindústria Sustentável recebe, em Cuiabá, palestrantes e especialistas para debaterem direções possíveis para a agroindustrialização no Brasil, além de apresentarem iniciativas que já estão sendo executadas em Mato Grosso e no país.
Um dos palestrantes mais aguardados é o professor Paulo Vicente, doutor pela FGV, que trabalha atualmente na Academia do Agronegócio na Fundação Dom Cabral. O professor ainda atua como consultor para empresas como BAT, Petrobrás e Shell e é autor de vários livros sobre administração e gestão pública.
O especialista defende que a evolução do agronegócio para a agroindústria no Brasil é um caminho fundamental em razão da necessidade da reindustrialização no país como ocorreu no meio oeste dos Estado Unidos. A palestra do Paulo Vicente está marcada para encerrar a Conferência, na sexta-feira (16.08), às 17h45.
“O Brasil vai ser obrigado a migrar para a agroindústria. Na verdade, o Brasil vai ser obrigado a repensar a sua indústria, porque se continuar do jeito que está vamos retornar para o século passado, com exportação de commodities e exportação de produtos acabados como fazíamos no século XX”, pontua o professor.
Além do Paulo Vicente, o evento também recebe palestrantes renomados como o ex-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (Banco do Brics), empresário e economista, Marcos Troyjo, o PhD da Universidade de Nebraska, Ivo Zution, e o chefe do Departamento do Complexo Alimentar e de Biocombustíveis do BNDES, Mauro Mattoso.
Temas como a necessidade de transição energética, a bioeconomia e os biocombustíveis, os grandes desafios da agroindústria e da inovação vão nortear o evento durante os dois dias.
O evento
A abertura oficial da Conferência da Agroindústria Sustentável será realizada no dia 15 de agosto, às 18h e, em seguida, às 19h, Marcos Troyjo realiza sua palestra de abertura com o tema “Policrises ou Poli-Oportunidades: a economia global e os desafios da agroindustrialização brasileira”.
A Conferência Internacional da Agroindústria Sustentável é um evento realizado pelo Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT), e pelo Sistema Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) com o apoio dos sindicatos da indústria e sindicatos rurais vinculados às federações.