Encerra no dia 13 de janeiro de 2024 período para o plantio da soja em Mato Grosso

rodutores mato-grossenses precisaram ressemear mais de 704 mil hectares em razão da falta de chuvas e ondas de calor

Fonte: CenárioMT com Assessoria

Lucas Ninno PLANTIO 31
Foto: Lucas Ninno

Encerra no próximo dia 13 de janeiro o prazo para o plantio da soja em Mato Grosso. Inicialmente, o Ministério da Agricultura e Pecuária definiu o fim do plantio para o dia 24 de dezembro, mas diante da falta de chuvas e as ondas de calor, o prazo foi adiado de forma excepcional para o dia 13, pois muitos produtores precisaram ressemear a área.

Conforme os números do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), até o dia 18 de dezembro do ano anterior, a previsão era que 5,81% da área total de soja em Mato Grosso precisava ser ressemeada. Essa área representa mais de 704 mil hectares de um total de 12,13 milhões de hectares destinados à soja no Estado.

O adiamento ocorreu após a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) enviar um ofício ao Instituto de Defesa Agropecuária (Indea/MT) alertando que não seria possível concluir o plantio e replantio até a data definida pelo Mapa. Diante disso, o Indea solicitou ao Mapa o adiamento do prazo, que acatou o pedido no início de dezembro.

Poucos dias depois, o Indea ratificou a decisão do Ministério. Conforme o Indea, a manifestação técnica foi elaborada após receber diversas demandas, por meio dos sindicatos rurais e associações, levando em consideração dados das condições climáticas ocasionadas pelo fenômeno “super El Nino” e os impactos ocasionados à produção da soja.

Queda na produtividade

Conforme pesquisa feita pela Aprosoja-MT em dezembro de 2023, a safra de soja será cerca de 20% menor que na safra anterior. A redução é pautada pela baixa produtividade, que está prevista em 49,68 sacas por hectare, contra 62,3 sacas por hectare na safra 2022/23. Já a produção deve ser de 36,15 milhões de toneladas, 9,16 milhões a menos que na safra anterior.

A queda na produção, entretanto, pode ser ainda maior, pois já há relatos de produtores com produtividade abaixo de 20 sacas por hectare. A Aprosoja-MT continua acompanhando o andamento da safra e uma nova pesquisa já está sendo feita junto aos associados. A pesquisa deve ser divulgada nos próximos dias.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.