A Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) marcou presença na 14ª Oitiva Presencial para elaboração do Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura, realizada em Flrianópolis, SC, de 4 a 6 de novembro.
O pesquisador Jefferson Legat, especialista em cultivo de moluscos bivalves (de concha dupla), representou a Unidade da Embrapa no evento, promovido pelo Ministério da Pesca e Aquicultura ( MPA ) por meio da Secretaria Nacional de Aquicultura (SNA).
Realizada em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, a oitiva de Florianópolis teve foco em algicultura (cultivo de algas) e malacocultura (cultivo de moluscos).
A oitiva conto com a participação de produtores, pesquisadores, representantes de entidades setoriais e instituições parceiras. O encontro faz parte do ciclo de consultas realizadas em vários estados que orientam o Programa Nacional de Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura (ProAqui), instituído pelo Decreto nº 11.852/2023.
A Embrapa já havia participado das duas edições virtuais da oitiva, e os produtores indicados como representantes dos ostreicultores de Sergipe e Alagoas foram convidados no âmbito do projeto Sacuritá, liderado por Legat, que desenvolve soluções sustentáveis para a malacocultura nesses estados.
Além da sessão da oitiva, foram realizadas visitas técnicas ao Laboratório de Moluscos Marinhos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e duas fazendas de criação de ostras que se destacam pelo volume da produção, pelo desenvolvimento de processos, técnicas e tecnologias e pela integração econômica da ostreicultura com turismo de vivência – Fazenda Freguesia das Ostras e Fazenda Paraíso das Ostras.
Completaram a comitiva de Sergipe e Alagoas Adriano Santos da Hora, ostreicultor de Carapitanga, Brejo Grande, SE, Marcos Zacarias Morais dos Santos Filho, diretor de Turismo de Barra de São Miguel, AL, e Jool Carlos dos Santos Monteiro, ostreicultor da Palatéia, Barra de São Miguel.
O encontro teve a cooperação cooperativa de Fernanda Gomes de Paula, Secretária Nacional de Aquicultura do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Felipe Matias, consultor contratado pelo Sebrae para apoiar a elaboração do Plano, e Juliana Lopes da Silva, Diretora de Aquicultura em Águas da União.














