O Cenarium Rural, em Cuiabá-MT, foi palco da abertura do “Encontro Elas no Campo 2024” na última quinta-feira (13/06). O evento reúne mulheres do agronegócio para celebrar e promover a governança, gestão e liderança feminina em um setor crucial da economia brasileira. Com uma programação rica e diversificada, o encontro oferece dois dias de imersão, continuando de forma enriquecedora ao longo desta sexta-feira (14/06), proporcionando debates, painéis simultâneos e palestras inspiradoras.
A iniciativa conta com o patrocínio do Sistema Famato e apoio da Comissão Famato Mulher, cuja presidente, Luciana Tomain, destacou a importância da mulher e da família no sistema sindical rural durante seu discurso de abertura.
“Primeiramente, quero enaltecer a presença de todas as mulheres que se dispuseram a participar do Elas no Campo. Sem vocês, nada disso seria possível. A excelência deste encontro é fruto do comprometimento e da força de cada uma de vocês. Juntas, estamos transformando o agronegócio e mostrando a importância da nossa atuação em todas as áreas do setor”, afirmou Luciana Tomain.
Luciana Tomain, também produtora rural, parabenizou Lorena Lacerda, CEO do Grupo Valure, pela iniciativa do encontro e agradeceu aos parceiros que acreditaram no potencial do evento.
Na oportunidade, Luciana compartilhou a agenda da Famato Mulher, que inclui uma rodada de encontros até outubro deste ano. A Famato Mulher visitará as regionais da Famato, que atualmente são 10 sindicatos rurais. Dois eventos já ocorreram em Alta Floresta e Sorriso. Luciana Tomain ressaltou o apoio significativo da diretoria da Famato, reconhecendo a importância da inclusão das mulheres em diversas áreas do agronegócio.
“Quero destacar o apoio inestimável da diretoria da Famato, a começar pelo presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain, os diretores Robson Marques (Administrativo e Financeiro) e Ronaldo Vinha (Relações Institucionais), que reconhecem a importância da inclusão das mulheres em todas as áreas do nosso setor. Este apoio não apenas valida nossos esforços, mas também abre novas oportunidades para que possamos contribuir de maneira ainda mais significativa para o desenvolvimento do agronegócio. Não poderia deixar de enaltecer a presença das presidentes de sindicato rural, que desempenham um papel crucial no desenvolvimento do nosso estado. Em Mato Grosso, contamos com 94 sindicatos, e é uma honra destacar que 9 desses sindicatos são liderados por mulheres”, disse Luciana.
De acordo com a produtora rural, a Famato Mulher está empenhada em criar um ambiente onde as mulheres se sintam valorizadas e capacitadas para assumir papéis de liderança e inovação. “Cada encontro, cada diálogo, nos aproxima mais de um futuro onde a presença feminina é uma realidade concreta no campo. Contamos com a participação e o entusiasmo de todas para que juntas possamos construir um agronegócio mais inclusivo e próspero. E isso justifica estarmos hoje no Elas no Campo”.
Lorena Lacerda destacou o papel fundamental das mulheres tanto no campo quanto na cidade. Para ela, o Encontro Elas no Campo visa desenvolver mulheres, despertar talentos, fortalecer laços e proporcionar conhecimento enriquecedor. Lacerda agradeceu especialmente à Famato Mulher por seu apoio e por fornecer o espaço necessário para acolher milhares de mulheres.
“Obrigada, Luciana Tomain. Sem o apoio da Famato Mulher, nada disso seria possível. Fomos acolhidas por vocês”, afirmou Lacerda.
O evento trouxe uma enriquecedora palestra magna do especialista em ESG, professor da Fundação Dom Cabral (FDC), Pedro Linz, que abordou o tema “A felicidade como raiz para um futuro de valor”. Outro destaque do dia foi a economista Zeina Latif, que discutiu “Cenários Econômicos – O que temos pela frente para o Agro”. Além disso, ocorreram painéis simultâneos sobre governança, sucessão familiar, tecnologia e IA a favor do agronegócio.
No segundo dia (14/06), a jornalista Mariana Ferrão proferiu uma palestra magna sobre “Saúde Mental”. Em seguida, a jornalista e escritora Fabiana Scaranzi falou sobre “A Mulher Vivendo Todo o Seu Potencial”. O painel magno foi liderado por Lorena Lacerda, que discutiu “A Mulher Protagonista no Agro”.
O painel “A Mulher Protagonista no Agro”, que vai acontecer às 14h30, trará a presença da presidente da Famato Mulher, Luciana Tomain, Lorena Lacerda, Teresa Vendramini (Pecuarista e Conselheira na Embrapa), Maxielly Scaramussa (Produtora rural) e Laurimar Vendusculo (Chefe Geral da Embrapa).
Ao longo do dia, diversas palestras simultâneas enriqueceram a programação, abordando temas como ambidestria entre resultados e pessoas para um futuro de valor, o poder da comunicação no agro, hábitos que dificultam as mulheres de alcançarem o topo e as quatro inteligências para alta performance na vida. Os painéis simultâneos também discutirão cases de sucesso na atração e retenção de talentos no agro e como desenvolver uma carreira de sucesso com propósito.
Participaram as presidentes de sindicatos rurais: Maria das Dores de Souza (Araputanga); Juliana Moreira de Lima Bortolini (Jaciara); Juliana Mesquita (Guiratinga); Ana Maria Callegari Onuma (Nova Marilândia); Ana Paula da Silva Cordeiro (Castanheira); Angelina Benedita Pereira (Planalto da Serra) e Daniela Caetano de Brito (São Félix do Araguaia). Representando os sindicatos de Novo São Joaquim e de Cuiabá, Francisneia Silva e Dinalva Ribeiro, respectivamente. Da Famato Mulher a coordenadora Josiane Vinha; Gabriela Tomain (Secretária Geral) e Lorena Tomain (Núcleo Sustentável).
O Elas no Campo doará todo o lucro do encontro para as ações sociais do Instituto Viva o Despertar, que é uma entidade sem fins lucrativos com o objetivo de apoiar mulheres em situação de vulnerabilidade social que estão em tratamento oncológico de câncer de mama, de forma a prover tratamentos complementares que promovam maior qualidade de vida a elas.