Com a presença de 78 produtores rurais, representantes de agentes financeiros, de empresas privadas, autoridades e técnicos da Empaer, o Encontro Técnico sobre Cultivo de Capineira: BRS Capiaçu e BRS Kurumi’ – foi um sucesso. Realizado nesta quinta-feira (02.06), o evento aconteceu no Campo Experimental da Empaer, em Tangará da Serra (a 239 km de Cuiabá) e contou com o apoio da cooperativa de crédito Sicredi, empresa Bello Campo e Secretaria de Agricultura (Seapa).
Coordenada pela equipe local, o evento teve o objetivo de difundir a tecnologia de materiais desenvolvidos pela Embrapa e, repassar orientações técnicas sobre o cultivo de capineira e pastagem de alto potencial produtivo para a região, incentivando os pecuaristas a produção de alimento que serão utilizados tanto para período das águas como para o período seco do ano. Exemplo do uso de capim-elefante de alta produtividade e qualidade. Na oportunidade, o produtor terá conhecimento técnico e prático para ser replicado nas propriedades que desenvolvem a pecuária de leite e corte no município.
Para o produtor de frango, Wanderley Bevilaqua, foi um momento de muito aprendizado. “Produzimos frango e gado de leite e sempre estamos atentos ao período de estiagem. Todo conhecimento vem agregar conhecimento que vamos colocar em prática”.
Para a gerente de Negócio Agro do Sicredi, Ana Paula Barbosa Lima, a parceria com a Empaer só vem fortalecendo a cada evento promovido pela empresa que a cooperativa é parceria. “É uma enorme satisfação ver tantos produtores tendo a oportunidade de sanar dúvidas e trocas experiências. Vamos sempre consolidar essa parceria e estamos a disposição em ajudar o produtor familiar”.
Nas estações montadas no campo, os técnicos da Empaer Adriel Fernandes e Irapuan Rodrigues, proferiram palestras sobre diversos assuntos, como: histórico e características das cultivares, preparo do solo, calagem e adubação, produção de mudas, plantio, controle de plantas daninhas, manejo, colheita e ensilagem de Brs Capiaçu.
Na oportunidade a equipe da Bello Campo Agro proferiu palestra voltada a alternativas biológicas para o controle de cigarrinhas, condicionadores de solo e inoculação de silagem de capim. A equipe do Sicredi ficou a disposição dos produtores para orientá-los sobre crédito rural e aplicação de recursos do Pronaf.
Durante o encontro, foi feito o fomento de mudas de BRS Capiaçu e BRS Kurumi, e os pecuaristas tiveram a oportunidade de adquirir uma amostra de cada capim-elefante e iniciar o plantio em sua propriedade.