Em sua 20ª edição, o Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL) destaca o compromisso unificado do setor agro na busca de atividades mais sustentáveis. Sob o tema “Comemorando juntos as conquistas de todos”, a data reconhece os impactos positivos do Sistema Campo Limpo, o programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas.
No dia 09 de agosto, a partir das 8h30, será realizada a solenidade de abertura da celebração em Mato Grosso. O evento ocorre no auditório da Fiemt (Federação das Indústrias de Mato Grosso) e contará com a presença de autoridades locais e agricultores. Além de Cuiabá, outras 19 cidades estarão engajadas nas celebrações da data.
Durante a semana de 12 a 16 de agosto, mais de 100 cidades em todo o Brasil realizarão atividades comemorando os resultados de reciclagem obtidos. Somente em 2023, 53,2 mil toneladas de embalagens tiveram uma destinação adequada. Isso só foi possível com a ajuda de todos os elos da cadeia do setor, que incluem agricultores, indústria, revendedores e poder público.
O DNCL é realizado pelo inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), entidade gestora do Sistema Campo. O Instituto, sem fins lucrativos, celebra ainda o marco de mais de 754 mil toneladas de embalagens vazias destinadas de forma ambientalmente correta desde 2002, contribuindo para a redução de 1,05 milhão de toneladas de CO² e emitidas.
Marcelo Okamura, diretor-presidente do inpEV, enfatiza a importância do DNCL para o setor agropecuário brasileiro. Segundo ele, “o Instituto é, na prática, o ESG do agro. Esta celebração não apenas reforça o trabalho de toda a cadeia produtiva, mas também consolida o Brasil como líder global na reciclagem de embalagens de defensivos agrícolas. Em 2023, mais de 53,2 mil toneladas de embalagens foram destinadas corretamente”, ressalta.
O DNCL Portas Abertas proporcionará à comunidade a oportunidade de conhecer de perto as práticas sustentáveis adotadas pelas centrais de recebimento, enquanto palestras educativas e homenagens aos agricultores destacam o papel fundamental desses profissionais na reciclagem e na conservação ambiental.
“As diversas atividades realizadas para marcar a data representam uma oportunidade para a comunidade conhecer de perto o trabalho do Sistema Campo Limpo. Além de aumentar a conscientização e a ampliar a participação de todos em nosso programa, auxiliando no cuidado com o meio ambiente e na manutenção do campo limpo”, destaca Rosangela Soto, coordenadora Regional de Operações inpEV.
Mais do que um dos principais produtores de grãos, plumas e proteína animal do mundo, Mato Grosso também é referência na reciclagem de embalagens de defensivos agrícolas. E o Dia Nacional do Campo Limpo é uma data de extrema importância para a agroindústria, principal segmento econômico do estado.
Sobre Sistema Campo Limpo e o inpEV
O Sistema Campo Limpo (SCL) é o programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias e sobras pós-consumo de defensivos agrícolas, que tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes, registrantes e canais de distribuição), com apoio do poder público. Cada um tem seu papel e suas atribuições definidas por legislação específica.
O Sistema reúne mais de 260 associações de revendas e cooperativas e atende cerca de 2 milhões de propriedades rurais em todo o País, conforme o censo agrícola de 2017.
Com mais de 20 anos de atuação, o inpEV, Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, é a entidade gestora do Sistema Campo Limpo, com o processo regulamentado pela Lei Federal nº 14.785/23 e o Decreto Federal 4.074/02. É uma instituição sem fins lucrativos, formada por mais de 195 fabricantes e nove entidades representativas da indústria, canal de distribuição e agricultores.