Os preços do etanol apresentaram avanços significativos em novembro, sustentados pela alta demanda e pela proximidade do encerramento da safra 2024/25 no Centro-Sul. De acordo com dados do Cepea, o Indicador CEPEA/ESALQ do etanol hidratado alcançou uma média de R$ 2,6201/litro, aumento de 3,91% em relação a outubro. O anidro também registrou valorização, com média de R$ 2,8828/litro, um avanço de 2,41% no mesmo período.
Os pesquisadores do Cepea apontam que a expectativa de maior consumo em dezembro, devido às festividades de fim de ano, foi um dos principais fatores por trás das altas. Além disso, o volume de etanol hidratado captado pelo Cepea no segmento produtor ao longo do mês foi o mais elevado para novembro desde 2020 e o quarto maior da atual safra, refletindo a forte procura pelo biocombustível.
No acumulado parcial da safra 2024/25, de abril a novembro, as médias dos Indicadores CEPEA/ESALQ mostram um desempenho superior ao do mesmo período na temporada 2023/24. O etanol hidratado teve uma alta acumulada de 2,03%, enquanto o anidro subiu 0,26%.
Com o fim da safra se aproximando e a oferta se ajustando, espera-se que os preços continuem firmes no curto prazo, especialmente com o aquecimento da demanda característico do final do ano e início do período de férias no Brasil.