O preço do etanol hidratado registrado alta no mercado spot de São Paulo entre os dias 21 e 25 de outubro, impulsionado pela demanda crescente e pela postura firme dos vendedores. De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o Indicador CEPEA/ESALQ fechou na semana com o etanol cotado a R$ 2,5598 por litro (sem ICMS e PIS/Cofins), o que representa um aumento de 0,31% em relação à semana anterior.
A entrega ocorre em um cenário em que compradores anteciparam aquisições para atender à demanda no início de novembro. Em contrapartida, as usinas estão segurando as vendas, apostando em preços ainda mais vantajosos nas próximas semanas. Essa expectativa de elevação nos preços se deve, principalmente, à proximidade do fim da moagem da safra 2024/25 e ao aumento típico da demanda no varejo nos últimos meses do ano.
Com a finalização da safra e a aproximação das festividades de final de ano, há uma tendência de maior procura no setor de combustíveis, o que reforça a confiança dos produtores em manter a alta no preço do etanol. A postura dos vendedores reflete a estratégia de esperar por cotações mais elevadas, enquanto o mercado se ajusta ao comportamento de oferta e demanda, que tende a seguir firme no próximo período.