A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), fator de segurança nacional da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) por meio do Programa Estadual de Sanidade Avícola (PESA) intensifica suas atividades e orienta avicultores e profissionais da avicultura em geral sobre as medidas a serem tomadas.
“Estamos promovendo reuniões com médicos-veterinários em diversas regionais que são responsáveis técnicos para abordar a importância em adorarem maior rigor nas medidas de bioss eguridade das granjas”, comenta Paulo Blandino, médico-veterinário e gerente do PESA.
Dentre as medidas destacadas para o contingenciamento da doença no Estado de São Paulo, a CDA orienta que o setor produtivo não permita a entrada de pessoas estranhas nas granjas; a troca de calçados e roupas antes de entrar na granja, a desinfecção de veículos que entrarem nas granjas.
“Além dessas, outras medidas incluem evitar visitas ao máximo, o acesso de aves livres às aves alojadas, notificação da existência de parques que tenham aves e também de zoológicos, além de aves de subsistência que convivam próximas das granjas”, acrescenta o gerente do programa.
A influenza aviária é uma doença viral altamente contagiosa que afeta várias espécies de aves domésticas e silvestres e, ocasionalmente, mamíferos como ratos, gatos, cães, cavalos, suínos, bem como o homem.