Mesmo com oferta ainda reduzida, os preços da laranja destinada à indústria seguem em retração, influenciados pela qualidade inferior das frutas colhidas neste início de safra. De acordo com dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), na parcial da semana entre 31 de março e 3 de abril, a laranja pera destinada ao processamento foi comercializada, em média, a R$ 56,88 por caixa de 40,8 kg, o que representa queda de 5,2% em relação à semana anterior.
Agentes de mercado relataram ao Cepea que algumas unidades processadoras do estado de São Paulo já começaram a receber pequenos lotes de laranjas temporãs da variedade pera. No entanto, a demanda industrial ainda é considerada baixa para o período, visto que muitas indústrias seguem em fase de manutenção.
A expectativa do setor é de que a atividade industrial ganhe ritmo apenas entre o final de abril e o início de maio, quando mais unidades deverão retomar as operações. Até lá, a dinâmica de preços tende a seguir sensível à disponibilidade de frutas com padrão adequado para a moagem e à reativação gradual da demanda.