Você sabia que nem todas as plantas necessitam de iluminação?
Por mais que alguns jardineiros de primeira viagem acreditem que o sol é fundamental, muitas vezes, ele pode se tornar um obstáculo. Afinal, existem plantas que não precisam de sol e podem ser cultivadas até mesmo dentro de casa. Isso acontece porque cada espécie tem suas características específicas, assim como ocorre no Reino Animal. Portanto, nem todas as condições de sobrevivência para uma planta deverão ser replicadas nos cuidados com outra. Assim, é importante conhecer os exemplares do seu jardim ao máximo para evitar problemas.
Sabendo quais plantas não gostam de sol, é muito mais fácil montar seu canteiro em ambiente interno. Você poderá selecionar apenas as espécies que se adaptam bem à sombra para evitar quaisquer tipos de má-formação. Isso é ainda mais importante para jardineiros que vivem em apartamentos e têm a iluminação limitada. A seguir, confira algumas plantas que não precisam de sol para sobreviver e comece agora mesmo o cultivo!
Aglaonema
A aglaonema é um ótimo exemplo entre as plantas que não precisam de sol. Ela é originária da Ásia, Filipinas e Oceania. A espécie é muito requisitada por quem mora em apartamento e até mesmo por quem deseja decorar escritórios e consultórios. A planta pode ser mantida à sombra e não precisa de luz solar para se desenvolver. Normalmente, ocorre na cor verde, mas também pode ser encontrada com manchas em tons de rosa e vermelho.
Trata-se de uma espécie bastante resistente, que depende não apenas de baixa luminosidade, mas também de pouca água. Sendo assim, as regas podem acontecer uma vez por semana. Por mais que não necessite de sol, a aglaonema precisa estar em um local bem arejado. Além disso, ela não lida bem com frio e geada. Esses motivos fazem dela uma ótima opção para ambientes internos em geral.
Jiboia
Outra espécie muito popular e que não necessita de luz solar é a planta jiboia. Ela é caracterizada pelas cores esverdeadas e vibrantes, além das suas folhas em formato de coração.
Trata-se de uma planta que pode atingir até 18 metros de altura na natureza, mas se adapta ao ambiente em que está plantada. Assim, quando em vaso e dentro de casa, essa planta não atingirá grandes proporções. A trepadeira é uma ótima opção para se ter em ambientes internos, uma vez que demanda poucos cuidados e pode ficar à sombra. No entanto, é importante ressaltar que ela cresce melhor com luz indireta.
Antúrio
Uma bela opção para quem está à procura de plantas que não precisam de sol é o antúrio. Muito fácil de cuidar, essa espécie se destaca pelas flores e pela “espiga” que fica no centro da planta. Em geral, as cores são: vermelho, branco, amarelo e rosa. O antúrio gosta de locais com luz solar indireta, bem arejados. Assim, ele é perfeito para salas com grandes janelas ou outros ambientes internos que sejam bem iluminados. Não é preciso que ele entre em contato direto com os raios solares. Além de ser muito bonito, o antúrio não demanda muitos cuidados especiais. As regas devem ocorrer, em média, três vezes por semana. Tenha em mente que o solo deve sempre estar úmido, mas nunca encharcado.
Zamioculca
Outra planta que pode ser cultivada dentro de casa, à sombra, é a zamioculca. Essa espécie de nome engraçado é considerada a planta da fortuna. Assim, ela é utilizada como um símbolo por quem é supersticioso, uma vez que simboliza prosperidade e boas energias aos seus cuidadores. Ela se originou na Tanzânia e é caracterizada pelas folhas verdes e uniformes. Não costuma passar de um metro de altura, e os cuidados demandados são bem simples. Além de não precisar de iluminação constante, a zamioculca é muito resistente e necessita de regas esporádicas.
Areca-bambu
Você já ouviu falar na palmeira de jardim? Esta é justamente a areca-bambu, que também pode ser chamada de palmeira-areca. A planta se originou na África (mais precisamente na ilha de Madagascar) e acabou se tornando uma opção muito popular entre aqueles que cultivam espécies vegetais dentro de casa. Isso porque a areca-bambu também não precisa de sol para crescer. Além de embelezar qualquer ambiente, a planta serve para converter uma série de gases tóxicos que pairam no ar. Dessa forma, pode ser uma ótima ideia tê-la ao seu lado no dia a dia. Ela costuma medir entre três e seis metros de altura. Sua folhagem certamente é a característica mais marcante. De verde predominante, não deve ser exposta ao sol. Se isso acontecer, pode assumir tons amarelados e envelhecidos.