Conheça plantas que não podem ser cultivadas no Brasil

Fonte: Karla com megacurioso

1212 super site maconha
Chmee2/Wikimedia Commons

Conheça plantas que não podem ser cultivadas no Brasil.

Nem todas as plantas podem ser plantadas aqui no nosso território. Não porque elas não vão “vingar” no nosso clima, e sim porque as autoridades não nos dão permissão para isso. O motivo dessa proibição é sempre o mesmo: dessas plantas são extraídas substâncias que causam efeitos psicotrópicos e podem usadas na formulação de drogas ilícitas.

Só é possível cultivar as espécies abaixo aqui no país caso haja uma autorização especial concedida pela Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde.

1- Maconha

A mais popular entre as “proibidonas”, claro, é a maconha. Quem for pego cultivando a planta pode ser punido caso as autoridades policiais considerem que a pessoa pode ser enquadrada como traficante (na legislação atual, a quantidade máxima que um indivíduo pode portar e ainda ser considerado usuário é 40 gramas). Esse caminho, no entanto, pode mudar por conta dos estudos e dos movimentos que reivindicam o uso de canábis como um medicamento, e não apenas como uma substância psicoativa.

2-Coca (Erythroxylum coca)

O nome da planta não engana: a coca é utilizada para a fabricação da cocaína. Ainda assim, em alguns de nossos países vizinhos (como Peru, Bolívia e Colômbia) há a permissão para cultivá-la como parte das tradições dos povos andinos. Aqui, no entanto, ela é proibida. As folhas de coca são mascadas nesses países latinos para amenizar os efeitos da altitude, e o chá feito com a planta é considerado benéfico por conta de suas propriedades digestivas e antioxidantes. Já aqui no Brasil, cultivar o arbusto da coca pode dar cadeia.

3-Trombeteira (Brugmansia suaveolens)

A trombeteira possui belas flores que enganam às vezes. Essa planta, que costuma ser encontrada na beira de rios, pode causar fortes efeitos colaterais caso seja consumida. Um chá feito com ela pode provocar até convulsões. Quando tomada em doses homeopáticas, a trombeteira poderia ser utilizada no controle de asma e convulsões, mas os possíveis efeitos são muito arriscados: ela pode provocar paralisia, confusão, taquicardia, boca seca, diarreia, dilatação das pupilas e até a morte.

Leia também: Deputados e prefeitos debatem demandas da agricultura familiar com governo de MT

Instagram: CenarioMT