Apesar de serem carnívoros, os felinos gostam de comer algumas plantinhas porque elas ajudam a eliminar os pelos ingeridos durante a higienização. Porém, algumas delas são plantas tóxicas para gatos! Por isso, é importante saber quais podem ou não ingerir. Se você tem um jardim em casa e pretende manter seu bichano protegido, confira o guia que a Petz preparou para mostrar as principais plantas tóxicas para gatos, que devem ser mantidas longe deles.
Quais plantas são tóxicas para gatos?
Algumas verdinhas comuns nos jardins ou nas decorações das casas são plantas venenosas para gatos. Elas devem ser mantidas longe do alcance dos felinos para evitar que eles se intoxiquem. Listamos algumas delas a seguir.
Copo-de-leite: essa espécie, muito usada para a decoração, tem flores tóxicas para gatos, crianças e outros animais.
Comigo-ninguém-pode: carregando a fama no nome, ela está entre as plantas tóxicas para os animais e para os seres humanos.
Lírio: ele está entre as flores venenosas para gatos. É uma planta linda e muito usada em decorações e buquês, mas todas as partes dela podem prejudicar os felinos.
Antúrio: essa é uma flor muito comum nas casas, mas deve ser mantida longe do alcance dos gatos.
Espada-de-são-jorge: outra verdinha bastante comum nos jardins, mas que está entre as plantas tóxicas para gatos.
Dracena: espécie com belas folhas verdes. Pode causar irritação, vômito e diarreia.
Tulipa: bastante usada em jardins devido às cores vivas, ela pode causar vômito e diarreia, além de alterações respiratórias.
Azaleia: apesar da beleza, essa planta pode causar alterações neurológicas e até a morte dos bichanos.
Hortênsia: bastante usada nos jardins, ela costuma causar alterações gastrointestinais se ingerida, como gastrite, vômito e diarreia.
Dama-da-noite: muito conhecida devido ao cheiro característico no período noturno, essa flor intoxica os gatos e causa alterações intestinais e neurológicas.
Violeta: apesar da beleza e da cor viva, essa espécie causa danos graves nos bichanos, levando a vômito e diarreia.
Quais reações os gatos podem apresentar?
Os sinais de intoxicação podem variar conforme a planta tóxica ingerida, a quantidade, a imunidade do bichano e a fase de vida — filhotes e idosos são mais sensíveis. Cada organismo responde de uma forma, mas, em geral, como você viu, as plantas tóxicas para gatos costumam provocar alterações gastrointestinais como vômito, diarreia, náusea, salivação excessiva e dor abdominal. Também existem outros sintomas importantes que os bichanos podem apresentar, como coceira excessiva, vermelhidão na pele, sinais de convulsão e apatia.
Eles são menos comuns, mas podem ocorrer. Se você vir o gatinho ingerindo alguma planta ou apresentando algum dos sinais de intoxicação, deve encaminhá-lo imediatamente para atendimento veterinário. É muito importante fazer o tratamento correto.
Quais plantas podem ser oferecidas para os gatos?
Os gatos podem comer algumas plantas para auxiliar na eliminação dos pelos ingeridos durante a limpeza. Você pode cultivá-las em casa ou comprar as que são comercializadas especificamente para eles. Agora que você já sabe quais plantas são tóxicas para gatos, confira algumas que são liberadas para eles: erva-cidreira (eles amam e não sofrem cortes e arranhões com ela por conta da aspereza da língua); hortelã; couve; camomila; coentro; manjericão; alface; alecrim; coentro. Outra opção é adquirir gramas específicas para os gatos ou mesmo erva-do-gato, o famoso catnip.
Essa erva solta um aroma que deixa os felinos mais felizes, estimulando a brincadeira e a descontração, aliviando o estresse. Pode ser oferecida para estimular bichanos que não se movimentam muito, por exemplo. Coloque-a em brinquedos, diretamente no chão ou nos arranhadores. Como oferecer plantas para os gatos? Antes de oferecer plantas ao seu gato, consulte um veterinário de confiança para confirmar que o felino pode ingeri-las. As plantinhas apropriadas para o consumo dos bichanos podem ser oferecidas em pequenas porções, como algumas folhas. Também é possível liberar o acesso do pet ao local de cultivo das verdinhas.