Aprenda a cultivar berinjelas orgânicas em casa com este guia prático e fácil de seguir!
A berinjela ou beringela é o fruto da planta Solanum melongena, uma solanaceae arbustiva, anual, originária da Índia, considerada de fácil cultivo nos trópicos, e que pertence à mesma família do pimentão. É sensível ao frio, às geadas e ao excesso de chuva na altura da floração.
O verão é a melhor época para plantar berinjela orgânica na sua casa, pois essa hortaliça gosta muito de calor e é uma ótima opção de plantação, já que consumo do legume irá lhe proporcionar vários benefícios para a saúde.
A berinjela é parente de plantas como tomates, pimentões, pimentas e batatas inglesas. Ela possui folhas grandes e finas e são adaptadas para captar bastante luz. A berinjela é capaz de ficar por anos no canteiro produzindo frutos. Uma planta pode produzir de 5 a 11 berinjelas.
Já em vasos menores, a produção pode ser de 3 a 10 frutos. As sementes de berinjela podem ser plantadas o ano inteiro e ela prefere os climas mais quentes, então o recomendado é realizar o plantio entre os meses de dezembro e janeiro.
As sementes devem ser colocadas na superfície do solo a 0,5 centímetro de profundidade. Em seguida, cubra com uma leve camada de terra peneirada rica em matéria orgânica.
Em casos de cultivos em vasos, opte por um modelo que tenha mais de 30 centímetros de profundidade. Prepare uma camada de drenagem com brita ou argila expandida antes de adicionar o substrato para plantio.
Também é possível cultivar as espécies mais comuns de berinjela em vasos grandes, mas os de pequeno porte são os mais indicados. Para regar a plantação, utilize um borrifador devido o jato de água ser mais suave.
Com 19 dias, as mudas já podem passar pelo raleio, no que significa o corte das mudas excedentes e deixar apenas uma por célula.