Originária da América tropica, a goiaba também pode ser encontrada em diferentes regiões do Brasil, pois afinal, essa fruta adora climas quentes para se desenvolver.
Para se ter uma boa plantação, é necessário que em primeiro lugar escolha um local com ambientes com temperatura perto dos 25°C.
A presença de luz solar por algumas horas ao dia também é importante para a fruta. O solo para plantio também deve ser profundo para suportar as raízes dessa árvore frutífera.
Além disso, um solo areno-argiloso, drenado, enriquecido com matéria orgânica com pH de 6,0 irá favorecer o crescimento da goiabeira.
Para iniciar, selecione uma goiaba madura e retire as sementes dela. Lave elas de forma que retire qualquer resquício de polpa da fruta. Após isso, deixe as sementes secando no solo por pelo menos dois dias.
Com auxílio de uma pá, faça pequenos buracos no solo e coloque as sementes. Cubra elas com um pouco de terra e coloque apenas uma camada d 0,5 centímetro de terra acima das sementes. Também é possível fazer a plantação em vasos.
Por ser uma árvore frutífera que pode ter mais de dez metros, escolha um recipiente grande e com boa capacidade de litragem. Insira terra nutrida e com calcário no vaso e em seguida, coloque sua muda. Uma dica também é colocar ao lado da muda uma estaca e amarrar as duas juntas para dar suporte à planta.
Coloque o vaso em um local que tenha boa incidência de luz solar por algumas horas do dia Essa plantação deve ser regada todos os dias, mas sem deixar que o solo fique encharcado.
Goiabas são ricas em fibras e em vitamina A, B e C, a goiana é ótima aliada no combate a problemas intestinais.