Originária do Oriente Médio e com o Irã sendo o maior produtor, a romã é consumida em abundância no Brasil na forma fresca ou como bebida, salada, suco e compota. No ponto de vista nutricional, é rica em vitaminas A e B e possui ainda ferro e cálcio na composição.
Como plantar romã no vaso utilizando a semente da fruta
Separe as sementes da romã; Priorize as frutas com aparência saudável; Seque as sementes, retirando todo a polpa, e deixe-as secar por dois dias; Para germinar, escolha as sementes e semeie-as no solo com substrato; Ao atingir 40 cm, faça uma seleção de qualidade e transplante as melhores plantas para seus respectivos vasos; Siga as dicas sobre os cuidados para que a planta e os frutos cresçam saudáveis. Como a planta pode alcançar quase 2 metros de altura, a muda da romã deve ser inserida em um vaso grande, de 60 cm x 60 cm. O solo deve ser bem drenado, profundo e argiloso.
A adição de matéria orgânica no momento do plantio é fundamental para o desenvolvimento e inibição de doenças. A indicação é que o substrato seja adicionado ao solo a cada 30 dias. Como cuidar de pé de romã no vaso? A quantidade de regas depende da estação do ano. Em períodos com temperaturas baixas, o ideal é que ela seja molhada duas vezes por semana. Por outro lado, o intervalo deve ser mais curto no verão. Iluminação Uma das necessidades da planta para se desenvolver de forma saudável é a presença de luz. Por isso, não deve ser mantida em ambientes fechados. O ideal é que a romã fique por, no mínimo, 5h sob o sol diariamente. É preciso podar? Não.
A árvore não necessita de poda, pois não costuma crescer muito se plantada no vaso a partir de uma muda já grande. O que Edson Lopes orienta é que galhos mortos ou secos sejam retirados para contribuir com o crescimento saudável da romã.
Quanto tempo leva um pé de romã para dar frutos? Uma árvore de romã bem adubada durante o desenvolvimento pode render de 12 a 16 frutos por ano. Geralmente, os primeiros aparecem entre o segundo e o terceiro ano.