Pimenta é o nome comum dado a várias plantas, seus frutos e condimentos deles obtidos, de sabor geralmente picante. Porém, este termo tem acepções diferentes nos vários países lusófonos. No Brasil, o termo refere-se tanto às espécies de Capsicum como as de Piper.
A pimenta é um dos condimentos preferidos dos brasileiros. Afinal, ela combina bem com os mais diversos pratos. Sendo assim, nada melhor do que saber como plantar pimenta em vaso para ter esse tempero sempre à disposição na sua casa.
O cultivo de pimenta é simples. Contudo, é preciso ter alguns cuidados com a planta para que ela possa se desenvolver de maneira saudável e dar muitos frutos. Por isso, além de saber como plantar pimenta em vaso, é preciso descobrir a forma correta de cuidar dessa verdinha.
Como escolher um vaso para a pimenta?
Quem quer aprender como cultivar pimenta em vaso precisa, primeiro, saber escolher o melhor recipiente para essa planta. O ideal é que ele tenha, no mínimo, 30 centímetros de profundidade, e que possua alguns furos na parte de baixo. Com um vaso desse tamanho, a planta vai ter espaço suficiente para se desenvolver.
Caso o recipiente seja muito pequeno, as raízes da pimenta podem acabar se machucando, o que vai afetar o desenvolvimento da plantinha. Mesmo escolhendo bem o vaso para plantar a pimenta, em alguns casos, pode ser necessário trocar a planta de recipiente alguns meses após o plantio. Isso porque cada espécie é capaz de atingir um tamanho diferente. A pimenta-de-cheiro, por exemplo, pode chegar a um metro de altura.
Passo a passo de como plantar pimenta em vaso
Essa planta pode ser cultivada tanto em jardins quanto em vasos, o que é ótimo para quem mora em casas pequenas ou em apartamentos.
Confira a seguir o passo a passo de como plantar pimenta em vaso: a primeira etapa é preparar a terra. Para isso, misture algum substrato, como húmus de minhoca, na sua terra; em seguida, coloque essa terra dentro do vaso; Então, faça um buraco de aproximadamente 1 cm de profundidade e coloque a semente; Caso você queira plantar mais de uma semente, certifique-se de que elas estão a 30 cm de distância uma da outra. Na maioria dos vasos, é possível plantar até três sementes; Depois, tampe o buraco com a terra.
Como cuidar da pimenta?
Agora que mostramos como plantar pimenta em vaso, você precisa aprender a cuidar dessa planta da maneira correta para que ela se desenvolva bem e dê muitos frutos. Confira a seguir como fazer isso: Regue a sua pimenta É muito importante irrigar a sua pimenta constantemente. No entanto, essa frequência muda de acordo com a espécie.
Quem não sabe qual tipo tem em casa pode usar um aplicativo identificador de plantas. Adube a sua planta Para que a pimenta consiga se desenvolver bem e ajudar a evitar parasitas, adube a sua planta uma vez por mês. Você pode fazer o seu adubo em casa, com restos de comida, como cascas de frutas e de ovo, ou comprar pronto. Verifique a presença de parasitas As pragas agrícolas, como os pulgões, podem afetar também as plantas que você tem dentro da sua casa. Por isso é tão importante saber como cuidar de pimenta, para evitar que ela seja infestada por esses insetos.
Quando as plantas são atacadas por essas pragas, elas costumam emitir alguns sinais, sendo que o principal é o amarelamento das folhas. Nesse caso, o ideal é utilizar inseticidas para livrar a pimenta desses insetos. Localização do vaso Além de saber como plantar pimenta no vaso, é muito importante saber onde deixar esse recipiente.
Isso porque esse tipo de planta necessita receber uma grande quantidade de luz solar para conseguir se desenvolver. Por isso, o ideal é que você deixe o seu vaso com pimenta em um cômodo da sua casa onde bata bastante sol. Além disso, o calor também é um fator fundamental para o desenvolvimento dessa planta. Sendo assim, a melhor época para o plantio da pimenta, independentemente da espécie, é o verão.
Tão importante quanto saber como cultivar pimentas é ter os utensílios necessários para fazer isso. Dessa forma, é possível cuidar das plantas com delicadeza, sem correr o risco de machucá-las. Algumas das ferramentas indispensáveis para cuidar das plantas são a pá, a tesoura de poda e os ancinhos. Além disso, também é bom contar com luvas de jardinagem, já que elas ajudam a proteger as suas mãos na hora de manusear produtos como os inseticidas, que podem causar irritações e reações alérgicas.