São plantas herbáceas de porte pequeno e médio, que possuem um cultivo relativamente fácil, são resistentes e produzem grandes flores de cores fortes e atrativas. Quer aprender a plantar lírios? Continue a leitura, aprenda mais sobre eles e veja o passo a passo para cultivá-los!
Um único broto por bulbo
Você sabia que mais da metade das espécies de lírios são encontradas na China e no Japão?
São flores lindas, amadas por jardineiros, floristas e pessoas que apreciam sua fragrância e beleza. Lírios são plantas de bulbo e emitem um único broto por bulbo, de onde saem as folhas e flores.
Se o plantio for realizado no solo e com mais de um bulbo, dê a eles um espaçamento de 15 cm para que cada um tenha o seu lugar. Coloque um pouco de terra no buraco, polvilhe a farinha de osso no fundo e, então, coloque os bulbos de lírios, cobrindo-os com terra. Após o plantio, regue imediatamente, pois isso garantirá que o solo úmido incentive o crescimento.
Quando plantar os bulbos de lírios?
Os bulbos de lírio vem prontos para plantar, sendo assim, quanto mais cedo você plantar seus bulbos depois de comprá-los, maiores as chances deles florescerem. Plante-os no outono ou no início do inverno para que possam florescer na primavera. Caso o plantio seja realizado na primavera, eles florescerão nos últimos meses do ano. Dica de plantio: os vasos autoirrigáveis são uma ótima opção para cultivar lírios, pois umidificam suas plantas naturalmente na medida certa, além de proteger seu lar de mosquitos da dengue.
Luminosidade
O lírio em vaso requer um local com boa iluminação, evitando o sol nas horas mais quentes do dia. Não deixe o substrato – a terra do vaso – secar completamente, molhando sempre que necessário. Mas, atenção: os lírios precisam do sol, mas os bulbos precisam ficar longe da luz direta durante o verão. Quanto ao clima, o frio do inverno não costuma ser problema para estas plantas e, embora elas percam parte de suas folhas, dificilmente chegam a morrer.
Após este período de hibernação a planta acorda, produzindo novamente folhas e flores. Nesta época é importante o reforço na adubação com fertilizante orgânico e NPK rico em fósforo, fundamental para a produção de flores. Regas durante a floração Após a florada, os bulbos de lírios podem permanecer na terra e devem ser irrigados uma vez por semana, nos primeiros 3 meses. Após esse período, não irrigue mais, para que o bulbo possa entrar em dormência e volte a florescer na primavera. Em relação à poda, corte as flores murchas durante o período de floração, mantendo pelo menos dois terços da haste intacta para manter a planta forte e saudável.
Como plantar lírios brancos?
O lírio asiático branco pode ser cultivado em vasos ou canteiros, desde que sejam posicionados em um local bem iluminado. Lembre-se que os lírios precisam do sol, mas os bulbos devem ficar longe da luz direta durante o verão. Os bulbos devem ser colocados a uma profundidade de 10 centímetros, com espaçamento de 20 x 20 cm. O período de florescimento é de, aproximadamente, 20 a 30 dias. Após 2 ou 3 anos o bulbo deve ser retirado da terra para replantio. As recomendações são as mesmas para plantar lírios amarelos.