Como plantar cebolinha em casa sem segredos? Veja aqui!

Fonte: CenárioMT

455717915 833630628884146 2174760272038520463 n
Karla Neto

A cebolinha participa de muitos pratos do brasileiro, pois vai bem em caldos, acompanhando carnes, saladas e até maioneses. Se esse tempero delicioso estiver fresquinho, melhor ainda! Por isso, se você quer aprender como plantar cebolinha, veja a baixo;

459525899 1096968938773325 2868162434935989928 n
Karla Neto

Plantar cebolinha é uma atividade simples e recompensadora. Esta planta, além de exalar um aroma fresco e delicioso, traz praticidade para a cozinha, pois pode ser colhida diretamente do seu jardim a qualquer momento.

Espécies de cebolinha

Existem duas espécies de cebolinha mais cultivadas no Brasil: a galesa ou japonesa, mais grossa, e a francesa, mais fina — esse pode ser o motivo pelo qual suas plantinhas cresceram diferentes das vendidas no mercado! Essas cebolinhas fazem parte da família da cebola (Allium cepa) e recebem os nomes científicos Allium fistulosum (cebolinha galesa) e Allium schoenoprasum (cebolinha-francesa). Aí vai uma dica de como plantar cebolinha: escolha a espécie!

Início do plantio da cebolinha

Você pode plantar cebolinha pelas sementes ou pelas mudas. A forma escolhida deve ser plantada preferencialmente na primavera. A plantinha comprada nos supermercados também pode ser usada para iniciar o plantio da cebolinha. Para tanto, corte as folhas deixando cinco centímetros do sub caule, parte branca, próxima da raiz.

Plantando a cebolinha com sementes

Caso escolha começar o cultivo da cebolinha pelas sementes, você pode colocá-las tanto em uma sementeira quanto direto no vaso, na floreira ou no jardim. O substrato deve ser fertilizado com algum composto orgânico (húmus de minhoca ou esterco curtido), terra e areia, na proporção de 1:1:1. Na sementeira, no vaso ou no jardim, o jeito de como plantar cebolinha com semente é o mesmo: coloque as sementinhas em covas de 1 cm de profundidade, com espaçamento de 15 cm. A germinação é bem rápida, entre 4 e 6 dias.

Plantando a cebolinha por mudas

Quando a cebolinha cresce, produz ramos a partir da raiz. Cada ramo é uma touceira. Divida-as e plante na mesma profundidade da cebolinha-mãe. Esse é um dos truques para ter cebolinhas mais grossas!

Transplante após a germinação

Se o início do plantio foi feito em sementeira, as plantas devem ser transplantadas para um local definitivo somente depois de estarem grandes e fortes o suficiente para serem manuseadas sem danos. Mesmo assim, faça a transferência com muito cuidado para não destruir o torrão de terra da raiz.

Plantio no chão

Se for colocar a cebolinha direto no chão, garanta que a terra esteja bem macia, desfazendo todos os torrões duros e afofando-a bem. Misture húmus de minhoca e retire toda a sujidade visível. Isso é importante para ter sucesso no projeto de como plantar cebolinha. Se sua região for de muitas chuvas, faça pequenas “montanhas” para a água não se acumular na raiz.

Plantio em vaso

Se a ideia é como plantar cebolinha no vaso, escolha um recipiente de tamanho médio, com 15 cm de profundidade e furos embaixo. Faça a camada de drenagem da seguinte forma: coloque pequenas pedras no fundo do vaso, o suficiente para tapar os buracos do fundo. Em cima das pedras, jogue uma porção de areia que cubra todas as pedras. Agora, a água vai drenar muito bem por essas camadas do vaso, e a raiz não vai encharcar e apodrecer. Por cima, coloque a terra fertilizada e pronta para receber as mudinhas.

459582851 850810780529433 3965975606193465719 n
Karla Neto

Luminosidade

A cebolinha gosta de ter luz direta sobre ela por 4 ou 6 horas por dia. Por isso, deixe a plantinha em um local que receba o sol. Fique atento para essa dica de como plantar cebolinha: se a temperatura exceder 25ºC, pode queimar as folhas.

Regas

A mudinha e a planta jovem precisam ter regas frequentes, de modo que o substrato esteja sempre úmido, mas não encharcado. Já a planta adulta consegue sobreviver na seca, mas por um curto período.

Colheita

Depois de 90 ou 120 dias do plantio, a cebolinha já está pronta para ser colhida e saboreada! Se você for colher apenas algumas folhas para um prato, retire as mais externas, puxando-as para baixo. Caso deseje retirar muitas folhas, puxe a planta toda ou pegue um bom maço pelas mãos e corte bem rente à raiz, deixando somente poucos centímetros do sub caule. As raízes vão se encarregar de formar novas folhas.