Amora é o nome popular dado a diversas frutas de formato semelhante mas pertencentes a gêneros e famílias botânicas diferentes. A amora é o fruto proveniente da amoreira, árvore nativa da Ásia, África e América do Norte.
Dentre as principais características da fruta está a sua coloração avermelhada, chegando a ficar quase pretas quando maduras, fazendo bem a saúde de quem consome. Com um sabor doce, o fruto é apreciado por muitos e pode consumido in natura ou utilizado na preparação de doces, sucos, compotas, tortas, geleias, licores, entre outros produtos.
Como plantar amora
O primeiro passo é ter em mente que uma amoreira pode atingir entre 4 e 5 metros de altura, deste modo é importante ter um espaço que comporte a árvore. Deste modo, recomenda-se que o plantio seja feito em um pomar ou jardim.
Vale lembrar que existe no mercado espécies de amoreiras anãs, sendo possíveis de serem plantadas em vasos e pequenos espaços. Outro ponto importante é que existem vários tipos, que são origem a frutas de colocações diferentes.
Dentre as preferências da planta é preciso ressaltar que a frutífera gosta de climas temperados subtropicais, com temperatura que variam entre 24ºC e 28ºC, se desenvolvendo bem em praticamente todas as regiões do Brasil. A época mais indicada para realizar o seu plantio é no mês de setembro. Em casos onde a amoreira será plantada em vasos, é preciso estar atento pois é necessário que o vaso tenha, pelo menos, 80 cm de largura e 85 cm de profundidade. Além da muda da árvore o local precisa ter argila expandida, terra vegetal, cascalho pequeno, manta drenante.
Para plantar a muda no vaso, siga o passo a passo abaixo:
Comece colocando a manta drenante no fundo do vaso, de forma que a planta consiga respirar;
Adicione uma camada de cerca de 5 cm de argila expandida;
Coloque outra camada de manta drenante;
Adicione a terra vegetal, de modo que ela fique cerca de 3 cm abaixo da borda do vaso;
Coloque a muda da amoreira no centro do vaso.
Adicione mais terra, tomando cuidado para que ela não ultrapasse a região entre o tronco e a raiz;
Usando as mãos, compacte a terra até ficar com a superfície uniforme;
Espalhe cascalho ao redor da amoreira e faça a primeira rega.
Em casos onde será plantado mais de um pé de amora, e diretamente no solo, é preciso que haja um distanciamento de aproximadamente 50 cm entre as mudas. A preferência da amoreira é por solos úmidos e profundos, se desenvolvendo bem em diferentes tipos de solo, mas não tolerando encharcamentos.
O transplante das mudas para o local definitivo deve acontecer quando a muda atingir 30 cm de altura. Já em relação a irrigação, o pé de amora tem preferência pela umidade.