A Comissão de Política Agrícola da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) iniciou suas atividades de 2024 com a primeira reunião do ano, realizada na tarde de segunda-feira (22). O encontro, que reuniu mais de 40 membros, abordou temas cruciais para o setor agrícola do estado, sendo conduzido de forma híbrida, tanto online quanto presencial.
Lucas Costa Beber, presidente da Aprosoja-MT, ressaltou a importância das reuniões das Comissões e Assembleias para manter todos informados sobre as ações da entidade. Ele enfatizou que este ano representa um período desafiador, exigindo enfrentamentos e soluções conjuntas para superar as adversidades.
“Esse é um ano de crise, que temos vários enfrentamentos. Então, as reuniões servem não só para mostrar o que a Aprosoja-MT está fazendo, mas também para fazer o alinhamento, para se ter ideias e propostas para que possamos buscar as melhores soluções para os produtores”, destacou Beber.
O consultor de Relações Governamentais da Aprosoja-MT, Thiago Rocha, trouxe insights sobre a regulamentação da Reforma Tributária por meio de projetos de leis complementares, além de abordar os condomínios de armazenagem. Ele salientou que as manifestações dos associados durante esses encontros são cruciais para identificar as principais preocupações e demandas do setor.
“É nas manifestações dos associados que a gente vê quais são os assuntos que eles estão querendo falar, que estão sendo muito recorrentes. Com isso, a entidade consegue se posicionar, colher as impressões dos produtores e, eventualmente, mudar alguma rota, traçar alguma estratégia que atenda à necessidade do setor”, afirmou Rocha.
Rosicler Saporski, gerente de Política Agrícola, considerou a reunião muito produtiva, abordando questões cruciais como a Reforma Tributária e seus impactos no produtor rural. Além disso, foram discutidos assuntos relacionados à produção em Mato Grosso e os desafios previstos para a safra 2023/2024.