Com oferta ainda abaixo das expectativas, preços de mandioca têm novas altas

Fonte: Assessoria

Apesar das chuvas na maior parte das regiões produtoras de mandioca acompanhadas pelo Cepea, a oferta seguiu limitada na última semana. Muitos agentes que dispõem de raízes de 1º ciclo têm avaliado a rentabilidade da matéria-prima como bastante comprometida.

Nesse cenário de disponibilidade abaixo do esperado, os preços continuaram em alta, conforme aponta levantamento do Centro de Pesquisas. A média nominal a prazo da tonelada de mandioca posta fecularia foi de R$ 569,56 (R$ 0,9905/grama de amido), elevação de 1% no comparativo semanal e de 5% no acumulado das últimas quatro semanas. Já em relação ao mesmo período do ano passado, registra-se desvalorização real de 11,3% (deflacionamento pelo IGP-DI).

[Continua depois da Publicidade]

Entre os derivados, pesquisas do Cepea mostram que o mercado de fécula seguiu movimentado na semana passada, embora com um menor volume de negócios efetivos. Para a farinha, após terem se reposicionado quanto aos estoques, compradores estiveram menos ativos, resultando em queda na quantidade comercializada para atacadistas e varejistas.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-celso
Jornalista formado (DRT 0001781-MT), atua no CenárioMT na produção de conteúdos sobre política, economia, esportes e temas do agronegócio em Mato Grosso. Com experiência consolidada na redação e apuração regional, busca entregar informação clara e contextualizada ao leitor. Aberto a pautas e sugestões. Contato: [email protected] .