Colheita de Soja em Mato Grosso alcança patamar expressivo, impulsionando preços e expectativas

Fonte: CENÁRIOMT

Agro - Colheita da Soja em Mato Grosso - Fotos do Canva1 (1)
Agro - Colheita da Soja em Mato Grosso - Fotos do Canva1 (1)

A colheita da safra de soja 2023/24 em Mato Grosso continua em ritmo acelerado, especialmente nas regiões nordeste e sudeste do estado. Até a última sexta-feira (5), praticamente toda a área estimada já havia sido colhida, com a média de preço da saca de 60 quilos alcançando R$ 107,83 no mercado, registrando uma valorização diária de 2,61%.

Os dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) revelam que a comercialização atingiu apenas 46,32% da produção prevista até março, refletindo uma reação positiva nos preços. Novas projeções de produtividade e comercialização devem ser divulgadas em breve pelo instituto, fornecendo insights adicionais sobre o cenário agrícola do estado.

Segundo o Imea, a colheita da soja atingiu 99,91% da área plantada em Mato Grosso, com um avanço de 0,23 ponto porcentual na semana passada. Os trabalhos estão adiantados em comparação com igual época de 2023, quando a colheita atingia 99,40% da área, e em relação à média histórica dos últimos cinco anos, de 99,78%. Todas as regiões, com exceção do nordeste do Estado, com 99,86% da área, e do sudeste, com 99,69%, já concluíram a colheita, informou o Imea.