Colheita de soja e plantio de milho em Mato Grosso estão adiantados, aponta Imea

Fonte: CENÁRIOMT

Mudanças na demanda e estoque de milho em Mato Grosso- Fotos do Canva
Milho de Mato Grosso | Fotos do Canva

Os dados divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) nesta sexta-feira revelam que a colheita de soja e o plantio da segunda safra de milho estão adiantados em Mato Grosso em comparação com a média histórica para esta época.

A colheita da soja atingiu 21,51% da área até o momento, representando um aumento semanal de 8,69 pontos percentuais. Esse índice está adiantado em relação ao mesmo período do ano passado, que registrou 13,61%, e também em comparação com a média histórica para o período, que é de 18,03%.

Quanto ao plantio do milho, o maior produtor de grãos e oleaginosas do Brasil, alcançou 11,23% da área estimada até agora. Esse número mostra um aumento semanal de 7,3 pontos percentuais. O plantio está adiantado em comparação com o mesmo período do ano anterior, que registrou 5,97%, mas está abaixo da média histórica para este período, que é de 17,51%.

Esses dados indicam um cenário promissor para a safra agrícola em Mato Grosso, sugerindo possíveis resultados favoráveis para a produção de soja e milho no estado.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).