Colheita da safra 2024/25 de soja entra na reta final e intensifica negócios no Brasil

Fonte: CenarioMT

Com a colheita da safra 2024/25 de soja próxima da conclusão, a disponibilidade interna do grão aumentou e impulsionou o ritmo de comercialização no Brasil. A análise é do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), que destaca o movimento mais intenso no mercado, embora limitado por fatores externos.

Segundo os pesquisadores, apesar do avanço nos negócios, a baixa nos prêmios de exportação e a oscilação do câmbio acabaram inibindo uma liquidez ainda maior. Mesmo assim, os preços da soja seguem firmes, sustentados por uma oferta já elevada e pela demanda constante.

[Continua depois da Publicidade]

No campo, os trabalhos de colheita estão praticamente concluídos em grande parte das regiões produtoras. Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) indicam que até o dia 12 de abril, 88,3% da área nacional de soja havia sido colhida, desempenho superior aos 83,2% registrados no mesmo período de 2024 e à média de cinco anos, de 87,4%.

Com o grão entrando em maior volume no mercado, as atenções agora se voltam para o comportamento dos preços nas próximas semanas e para o andamento da logística de escoamento da produção, especialmente diante do cenário cambial instável.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-celso
Jornalista formado (DRT 0001781-MT), atua no CenárioMT na produção de conteúdos sobre política, economia, esportes e temas do agronegócio em Mato Grosso. Com experiência consolidada na redação e apuração regional, busca entregar informação clara e contextualizada ao leitor. Aberto a pautas e sugestões. Contato: [email protected] .