Coelho pode comer samambaia?

Fonte: CenárioMT

0c8a354c 1605 43c8 ad00 1809af6d1921
Foto: Karla Neto

Coelho pode comer samambaia?

Se você é tutor de um orelhudo, essa pergunta já pode ter passado pela sua cabeça. Ela é muito prudente, afinal, não é sempre que sabemos de cor quais plantinhas os animais podem ou não comer. Essa planta pode parecer muito saborosa para o bichinho. No entanto, antes de deixá-lo provar, é preciso saber se ela faz mal ao pet. Venha descobrir se o coelho pode comer samambaia!

Coelhos: comportamento e alimentação

Os coelhos têm ganhado muita popularidade no Brasil por causa do pequeno tamanho, da fácil adaptação a espaços pequenos, dos cuidados simples que requerem e, é claro, da aparência fofa. Esses animais adoram uma brincadeira e, por isso, também se dão bem com as crianças. Além disso, como qualquer animal de estimação, eles necessitam de uma dieta de qualidade para terem uma saúde de ferro e serem felizes. Assim, o tutor precisa saber o que coelho come, conforme a idade e o tamanho do pet, para oferecer uma dieta equilibrada e evitar alimentos tóxicos para a espécie.

Então, o que coelho pode comer?

0c8a354c 1605 43c8 ad00 1809af6d1921
Foto: Karla Neto

0c8a354c 1605 43c8 ad00 1809af6d1921 1

29333f4a e22b 42d3 9bbb b0e825d80167
Foto: Karla Neto

Esse animal é herbívoro! Isso significa que ele precisa comer folhagens em grande quantidade todos os dias. A dieta é bem diferente da de cães e gatos, que podem ser alimentados exclusivamente com a ração extrusada seca ou úmida. Como é a dieta ideal do coelho? A dieta ideal do coelho deve ser à base de 60% de fibras, 20% de ração específica para a espécie e 20% de complementos, como frutas e legumes. É muito importante que as fibras estejam em maior quantidade para o trato digestivo do pet funcionar da forma correta.

Isso evita diarreia e formação de gases, muito comuns nos coelhos que comem alimentos inadequados. Além de manterem a saúde intestinal dos coelhos, os alimentos fibrosos mantêm o desgaste mecânico dos dentes perfeito. Eles crescem de forma contínua! Por isso, para evitar problemas na dentição e na mordida, é preciso desgastá-los constantemente.

É por isso que temos a impressão de que o coelho está sempre mastigando: é isso mesmo que acontece! Além disso, caso a oferta de alimentos fibrosos não seja suficiente para o correto desgaste dos dentes, o orelhudo vai começar a roer objetos e móveis para satisfazer essa necessidade. Suplementação de vitamina C Assim como os humanos e outros mamíferos, os coelhos não conseguem sintetizar a própria vitamina C. Por isso, ela precisa necessariamente vir da dieta para evitar a deficiência.

Em geral, as rações para coelhos já têm essa suplementação, mas, como dissemos, elas representam apenas 20% da alimentação do animal. Por isso, é muito benéfico oferecer folhagens ricas em vitamina C para ele.

Afinal, o coelho pode comer samambaia?

Voltemos à questão inicial: coelho pode comer samambaia?

Essa planta está presente em muitos lares, e as folhas podem chamar a atenção do curioso coelhinho. A resposta para essa pergunta é: não. O coelho pode comer samambaia e passar mal! Ela tem substâncias que irritam o trato gastrointestinal, além de causar sangramento no sistema urinário. Então, mantenha a planta longe do alcance do orelhudo! Outras plantas tóxicas para coelhos Não é só a samambaia que pode fazer seu amigo de orelhas compridas ficar doente. Várias folhagens podem ser prejudiciais para a saúde desse animal, e muitas são comuns em casas e jardins.

Confira o que coelho não pode comer: tulipa e demais plantas bulbares; azaleia: muito tóxica, causa alterações respiratórias e convulsões; lírio: causa insuficiência renal; copo-de-leite: todas as partes são tóxicas e causam diarreia, irritação na mucosa oral e esofágica e dificuldade para respirar; comigo-ninguém-pode: causa os mesmos sintomas da flor copo-de-leite, além de inchaço na boca e dificuldade em engolir; azedinha: contém oxalatos que interferem na absorção de cálcio e são irritantes da mucosa do trato gastrointestinal; hortênsia: causa diarreia e arritmia. Essa lista tem apenas alguns exemplos — várias outras plantas também são prejudiciais.

Por isso, antes de oferecer qualquer folhagem para o coelho, certifique-se de que ela não é tóxica. Na dúvida, ofereça somente as folhas que nós podemos comer, com exceção da alface — ela contém lactucina, que deixa o animal sonolento e letárgico.

Plantas permitidas

Coelho pode comer planta?

Sim, algumas plantas podem ser dadas para o coelho sem problemas. Entre elas, estão hortelã, malva, folhas da amoreira e do morango, menta e manjericão. Como já dissemos, se você estiver na dúvida sobre as plantas que coelho pode comer, é bom não fornecê-las. Isso garante que o orelhudo só vai comer aquilo que realmente faz bem.

Redatora independente, escreve noticias que tem a verdade como fato das informações.