Clima tem favorecido lavouras de café arábica

Fonte: Assessoria

Em comparação de janeiro a setembro do ano passado,IPPA-Cana-Café/Cepea registra expressivo crescimento de 23,6%

Previsões indicando fortes ventos e chuvas intensas no Sudeste do Brasil para o último final de semana deixaram produtores de café em alerta, mas os impactos sobre as lavouras não foram significativos. Muitos agentes consultados pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, estavam receosos de que os fortes ventos atingissem áreas da Mogiana Paulista, da região de Garça (SP) e do Sul de Minas, o que, por sua vez, poderia prejudicar e derrubar os chumbinhos, mas isso não ocorreu.

Os ventos mais fortes foram registrados em algumas áreas de café arábica do norte do Paraná, porém, levantamento do Cepea mostra que os estragos foram bastante pontuais.  Diante disso, o fim de semana acabou sendo marcado por chuvas que favoreceram as lavouras e o desenvolvimento da safra 2026/27.

[Continua depois da Publicidade]

Colaboradores do Cepea indicam que a maior parte da florada já ocorreu, e, agora, o sucesso da próxima temporada depende de uma boa fixação e desenvolvimento dos chumbinhos. É fundamental que as chuvas persistam para evitar o abortamento dos chumbinhos e para garantir o desenvolvimento da produção.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-celso
Jornalista formado (DRT 0001781-MT), atua no CenárioMT na produção de conteúdos sobre política, economia, esportes e temas do agronegócio em Mato Grosso. Com experiência consolidada na redação e apuração regional, busca entregar informação clara e contextualizada ao leitor. Aberto a pautas e sugestões. Contato: [email protected] .