O Circuito Aprosoja encerrou a primeira etapa do evento na região Norte de Mato Grosso nesta quinta-feira (09.05). A cidade de Juara foi a responsável por receber o 10º encontro do evento, que no total irá percorrer 29 núcleos da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT). O evento começou no dia no dia 02 deste mês vai até o dia 24 de junho, com encerramento na capital, Cuiabá.
O gerente de Relacionamento Institucional da Aprosoja-MT, Evandro Carmo Thiesen, fez um balanço sobre o que ocorreu durante a primeira etapa do Circuito. Durante o evento, diretores da entidade apresentaram as ações da associação e buscaram aproximação com os agricultores de cada região.
“Terminamos essa região Norte com mais de 2.800 quilômetros percorridos. É uma excelente oportunidade de conversar com os agricultores da região. Fomos agraciados com uma boa participação em todos os locais, muitos produtores, muitas pessoas das comunidades, prefeitos, vereadores, todos vindo falar de agricultura com a Aprosoja-MT”, disse.
O vice-presidente da Aprosoja-MT, Luiz Pedro Bier, contou quais foram os principais temas abordados pelos produtores durante o Circuito. Além disso, os agricultores viram de perto, o biólogo Richard Rasmussen desmistificar narrativas contra o agronegócio, o que, segundo Bier, é fundamental.
“Falamos de moratória da soja, de programas de sustentabilidade e também sobre logística. É muito importante ter esse contato da diretoria com o nosso associado, para conhecermos quais as dificuldades da região, para buscarmos soluções”, pontuou.
“O Richard deu palestras muito interessantes, que prendem muita atenção. Ele é um cara da cidade, um ambientalista, falando da agricultura, sempre com muito respeito, com muita irreverência e o público aprovou”, completou.
Além de encerrar a etapa Norte do Circuito Aprosoja, o município de Juara recebeu o evento pela primeira vez. A delegada do Núcleo do Vale do Arinos, Jaqueline Piovesan, aprovou a vinda do evento para o município.
“É muito importante receber um evento dessa magnitude aqui no Vale do Arinos. Nós nos sentimos honrados, principalmente neste ano no município de Juara, que está recebendo o Circuito pela primeira vez. A realização aqui nesta cidade é uma demonstração do progresso da nossa região e a vinda de diretores da Aprosoja-MT é uma forma de engajar os nossos produtores a relatarem as demandas do nosso núcleo”, afirmou.
O Circuito Aprosoja dá uma pausa de uma semana e volta no dia 20 de maio para percorrer a região Sul mato-grossense. No total, seis núcleos da entidade receberão o evento, começando por Alto Taquari, passando para Alto Garças, Rondonópolis, Jaciara, Primavera do Leste e Campo Verde.