Carlos Fávaro deve ser anunciado ministro da Agricultura no Governo Lula

Senador com base em Lucas do Rio Verde era um dos nomes cogitados para a pasta

Fonte: CenárioMT

carlos favaro deve ser anunciado ministro da agricultura no governo lula 1282017

O senador do PSD-MT, Carlos Fávaro, deverá ser anunciado para compor o ministério do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Fávaro, que tem base eleitoral em Lucas do Rio Verde, deverá ocupar o Ministério da Agricultura. Se confirmado, será o segundo mato-grossense a ocupar o cargo. Neri Geller, que foi ministro da gestão Dilma Rousseff, chegou a ser cogitado para a função, mas deverá ocupar a presidência da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

A última barreira para definir o nome de Fávaro para o Ministério da Agricultura foi vencida esta semana. A suplente do mato-grossense no Senado Federal, Margareth Buzetti, apoiadora do presidente Jair Bolsonaro nas eleições deste ano, migrou do PP para o PSD. O segundo suplente, José Lacerda, também se filiou ao PSD. A manobra assegura ao partido a vaga no Senado e consequente apoio ao governo Lula.

Tanto Fávaro, quanto Neri, vêm com a missão de aproximar o futuro governo Lula com o agronegócio. Contudo, a tarefa não será simples. Liderados pela Aprosoja e sindicatos, produtores rurais repudiaram a decisão dos dois mato-grossenses que apoiaram Lula durante as eleições deste ano. A Aprosoja chegou a lançar nota pública declarando que ambos não “não têm legitimidade para representar o setor como interlocutores em Brasília”.

Antes de entrar para a política, Fávaro foi presidente da Aprosoja-MT, com boa avaliação dos produtores rurais associados. Depois o produtor rural concorreu e foi eleito vice-governador de Pedro Taques e em 2018 concorreu ao Senado Federal. Em razão da cassação da senadora eleita, Selma Arruda, eleições complementares foram realizadas em 2020, quando foi eleito para o Senado.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.