Café robusta atinge patamares recordes no Brasil

Oferta restrita e produção limitada impulsionam os preços da variedade

Fonte: CenarioMT

PORTAL MT GOV

Os preços do café robusta continuam em alta no Brasil, atingindo patamares recordes em termos reais desde o último trimestre de 2023. Em março de 2024, os valores já estavam em níveis elevados e, nas últimas semanas, foram renovados com frequência. Nesta segunda-feira, dia 26, o Indicador CEPEA/ESALQ para o café robusta tipo 6, peneira 13 acima, atingiu R$ 1.378,89 por saca de 60 kg. Esse é o maior valor real registrado na série histórica do Cepea, que teve início em novembro de 2001, considerando o deflacionamento pelo IGP-DI de junho de 2024.

Na parcial de agosto (até o dia 26), o Indicador desta variedade acumulou um aumento de R$ 107,61 por saca, ou 8,5%. Segundo pesquisadores do Cepea, essas valorizações estão associadas à expectativa de uma oferta mais restrita de café robusta por parte do Vietnã, um dos maiores produtores mundiais, além das limitações na produção brasileira. A safra de 2024/25 de robusta no Brasil ficou abaixo do seu potencial, o que contribuiu para a pressão sobre os preços.

Esse cenário de alta nos preços reflete a combinação de fatores de oferta e demanda, com a menor disponibilidade de robusta no mercado global impulsionando os valores no Brasil. As expectativas agora se voltam para o comportamento da produção nos principais países produtores e para a reação dos preços nos próximos meses.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.