Brasil avança na padronização de análises de carbono do solo

Resultados da primeira rodada do Ensaio de Proficiência em Carbono do Solo promovido pela Embrapa Meio Ambiente foram apresentados em conferência internacional

Fonte: Assessoria

palestra carbono do solo
Apresentação do trabalho por Ruan Carnier (Foto: Arquivo pessoal)

A 11ª Conferência Internacional sobre Dióxido de Carbono, realizada em Manaus de 29 de julho a 2 de agosto, foi organizada pelo Inpe, Impa, Nasa, Selper, Noaa e LBA, com o objetivo de discutir pesquisas e desafios relacionados ao ciclo global do carbono no Sistema Terra. O evento contou com a presença de cientistas renomados especialistas em mudanças climáticas, como Luciana Gatti e Carlos Nobre.

Entre as pesquisas destacadas, o estudo “ Teste de proficiência em carbono total do solo: rede colaborativa e adequação de resultados ” foi apresentado pelo colaborador Ruan Carnier. O trabalho, desenvolvido por Cristiano Andrade, Alfredo Luiz, Juliana Marcatto, Marcelo Saldanha e Viviane Bettanin, todos da Embrapa Meio Ambiente, divulgou os resultados do primeiro ano do Ensaio de Proficiência em Carbono do Solo (EPCS), realizado no final de 2023 em parceria com a Bayer Crop Science.

Este ensaio foi lançado no Brasil visando harmonizar os resultados das análises de carbono total entre laboratórios, atendendo às crescentes demandas por projetos de carbono no país. O EPCS revelou que 82% dos laboratórios participantes foram considerados proficientes na análise de carbono total do solo.

O segundo ano da EPCS teve início com o envio de amostras no final de julho de 2024 para 28 participantes de todas as regiões do Brasil.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.