A 11ª Conferência Internacional sobre Dióxido de Carbono, realizada em Manaus de 29 de julho a 2 de agosto, foi organizada pelo Inpe, Impa, Nasa, Selper, Noaa e LBA, com o objetivo de discutir pesquisas e desafios relacionados ao ciclo global do carbono no Sistema Terra. O evento contou com a presença de cientistas renomados especialistas em mudanças climáticas, como Luciana Gatti e Carlos Nobre.
Entre as pesquisas destacadas, o estudo “ Teste de proficiência em carbono total do solo: rede colaborativa e adequação de resultados ” foi apresentado pelo colaborador Ruan Carnier. O trabalho, desenvolvido por Cristiano Andrade, Alfredo Luiz, Juliana Marcatto, Marcelo Saldanha e Viviane Bettanin, todos da Embrapa Meio Ambiente, divulgou os resultados do primeiro ano do Ensaio de Proficiência em Carbono do Solo (EPCS), realizado no final de 2023 em parceria com a Bayer Crop Science.
Este ensaio foi lançado no Brasil visando harmonizar os resultados das análises de carbono total entre laboratórios, atendendo às crescentes demandas por projetos de carbono no país. O EPCS revelou que 82% dos laboratórios participantes foram considerados proficientes na análise de carbono total do solo.
O segundo ano da EPCS teve início com o envio de amostras no final de julho de 2024 para 28 participantes de todas as regiões do Brasil.