O governo brasileiro concluiu novas negociações fitossanitárias com Índia e Rússia, garantindo ao país mais três importantes acessos comerciais no mercado internacional de alimentos. Os acordos autorizam a exportação de nozes de macadâmia para a Índia e de feijão comum e feijão-fradinho para a Rússia, ampliando o portfólio de produtos brasileiros com certificação para entrar nessas duas economias de grande demanda.
No caso da Índia, autoridades sanitárias reconheceram as condições brasileiras para fornecimento de nozes de macadâmia, fruto cuja demanda cresce de forma constante, impulsionada por um mercado consumidor superior a 1,4 bilhão de habitantes. Em 2024, os indianos importaram mais de US$ 3 bilhões em produtos agropecuários brasileiros, com destaque para itens do complexo sucroalcooleiro, complexo soja, fibras e produtos têxteis.
Já na Rússia, o Brasil recebeu autorização oficial para exportar feijão comum e feijão-fradinho, em um momento em que o país europeu reforça suas compras externas para garantir abastecimento, especialmente durante o inverno. Com 144 milhões de habitantes, a Rússia tradicionalmente importa grandes volumes de leguminosas e, no último ano, comprou mais de US$ 1 bilhão em bens agropecuários brasileiros, sobretudo do complexo soja, além de carnes e café.
A nova abertura tem impacto direto para a cadeia produtiva nacional, já que o Brasil é hoje o terceiro maior produtor mundial de feijões, o que reforça a perspectiva de ampliar participação no mercado global, diversificar destinos e gerar novas oportunidades comerciais para os estados produtores.
Com esses avanços, o agronegócio brasileiro atinge 499 aberturas de mercado desde o início de 2023, resultado de um trabalho articulado entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

















