Aumento da liquidez impulsiona negociações mercado do algodão

Fonte: CenárioMT

algodão em Mato Grosso
Algodão em Mato Grosso - Foto por Secom-MT

A liquidez do mercado de algodão em pluma registrou um aumento nos últimos dias, de acordo com análises realizadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Com o objetivo de reduzir os estoques remanescentes da safra de 2023, os vendedores estão disponibilizando novos lotes para comercialização no mercado spot e, em algumas situações, estão mais abertos a negociações flexíveis em relação aos preços – uma postura que se fortalece devido às quedas nos preços internacionais da pluma.

Os produtores de algodão também estão empenhados em cumprir as entregas nos contratos firmados tanto no mercado interno quanto nos contratos de exportação. Nesse sentido, os pesquisadores do Cepea destacam que os embarques de algodão brasileiro estão em um ritmo intenso neste período parcial de abril. Se essa tendência se mantiver, o volume de algodão exportado pelo Brasil pode atingir o pico deste ano.

Enquanto isso, os compradores, que buscam reabastecer seus estoques, continuam exercendo pressão sobre os preços de negociação. Essa dinâmica é corroborada pelas pesquisas do Cepea, que indicam um ambiente onde os compradores buscam obter melhores condições comerciais.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.