As práticas sustentáveis utilizadas na agropecuária brasileira serão apresentadas na 29ª COAG/FAO

As discussões vão contribuir com a FAO e outras organizações internacionais na promoção de ações políticas para obtenção de uma agricultura mais sustentável

Fonte: MAPA

As práticas sustentáveis utilizadas na agropecuária brasileira serão apresentadas na 29ª COAG/FAO
As práticas sustentáveis utilizadas na agropecuária brasileira serão apresentadas na 29ª COAG/FAO

Teve início nessa segunda-feira (30), a 29ª Sessão do Comitê de Agricultura (COAG) da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), que vai reunir até dia o 4 de outubro, em Roma, na Itália, autoridades e lideranças mundiais ligadas à agricultura. O encontro tem por objetivos partilhar experiências e promover sistemas agroalimentares mais sustentáveis.

As discussões e perspectivas trazidas para o evento contribuirão com a FAO e demais organizações internacionais no entendimento acerca do papel estratégico que desempenham na promoção de ações políticas para obtenção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Na abertura, o secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do Ministério da Agricultura e Pecuária do Mapa, Pedro Neto, destacou que nas últimas cinco décadas o Brasil se transformou em um dos principais players globais na produção de alimentos. “Temos orgulho de compartilhar nesta sessão do COAG as tecnologias que são praticadas há mais de uma década na agropecuária brasileira e o nosso compromisso o com a segurança alimentar do mundo”, completou.

“Hoje, o Brasil além de prover alimentos para sua população, desempenha um papel vital no cenário global. Estamos trabalhando na recuperação de áreas degradadas e, com isso, ampliando os espaços de produção de alimentos, ao mesmo tempo em que restauramos a cobertura florestal. Acreditamos que podemos colaborar com outras nações nesse sentido, fortalecendo o diálogo e a cooperação, promovendo um modelo de produção econômico e ambientalmente sustentável”, declarou Neto.

PROGRAMAÇÃO

Na quarta-feira (2), o representante do Mapa participará do “Painel de Diálogo e Discussão sobre Política Agrícola: políticas públicas para promover sistemas agroalimentares sustentáveis de acordo com o contexto nacional”, em evento paralelo do COAG, co-organizado pelo Brasil, FAO, Reino Unido e Banco Mundial.

Nele, o secretário Pedro Neto irá apresentar um panorama da “Ação política no Brasil sobre agricultura sustentável para promover a segurança alimentar, protegendo a biodiversidade, construindo resiliência às mudanças climáticas e lutando contra a fome e a pobreza”, trazendo um algumas das tecnologias, inovações e práticas sustentáveis, promovidas pelo Ministério, utilizadas no desenvolvimento da agropecuária brasileira.

Além do secretário, participam da delegação do Mapa a adida agrícola em Roma/FAO, Fernanda Magalhães, o diretor do Departamento de Negociações Não-Tarifárias e de Sustentabilidade da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais, Augusto Billi, e o coordenador-geral de Produção Animal, Bruno Leite.

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.