Aprovado repasse de caminhão à associação de agricultores familiares

Além do veículo, Aslaf também teve aprovado repasse em dinheiro durante sessão de segunda-feira (25)

Fonte: CenárioMT

vereadores plenario sessao 25032024
Foto: Ascom/Rayan Nicácio

A Câmara dos Vereadores aprovou esta semana a cessão de um caminhão e o repasse de R$ 240 mil para a Associação Luverdense dos Agricultores Familiares (Aslaf). Os dois projetos, de autoria do Executivo Municipal, buscam estimular a agricultura familiar em Lucas do Rio Verde.

O projeto que assegura repasse para a associação tem a finalidade de custear despesas referentes a gestão do mercado do produtor, folha de pagamento, assessoria contábil e jurídica, aquisição de material permanente e de expediente, manutenção e transporte de produtos oriundos da agricultura familiar municipal. Ao todo, serão 12 repasses de R$ 20 mil.

O caminhão foi cedido para uso por 24 meses após a aprovação do projeto. Contudo, o contrato de cessão pode ser prorrogado a partir do vencimento.

O veículo será usado no dia a dia para coleta dos produtos oriundos das propriedades rurais localizadas no interior do município. “A associação vai gerenciar esse caminhão, fazer o serviço de coleta e um repasse também pra essa cooperativa que vai trabalhar na gestão desse caminhão pra pagar funcionários fortalecendo assim a agricultura familiar que neste momento tem um vínculo muito importante com uma grande produção também”, observou o presidente em exercício da Câmara, Daltro Figur.

Membros da associação acompanharam a votação dos projetos. A presidente, Vera Terezinha Alves, disse que o veículo será importante no dia a dia dos agricultores. Ela relatou que será o segundo veículo, tendo em vista que o primeiro tem apresentado problemas. Mesmo assim, as atividades tiveram sequência. “A gente continua fazendo porque não tem outra alternativa. Nós estamos fazendo a entrega da merenda com esse outro caminhão”.

Segundo a presidente da Aslaf, a cessão do caminhão atenderá não apenas os associados, tendo em vista que, com planejamento, será possível buscar a produção de pequenas propriedades em várias regiões do município. “Para incentivar realmente as pessoas a produzirem e quem não tem condições de trazer, fazer esse transporte. Pra nós é maravilhoso”.

Vera observa que o ideal seria contar com outros veículos, tendo em vista a extensão territorial do município, além de viagens que poderiam ser feitas a Sorriso. “A gente precisa de ter mais condução ainda, porque ir a Sorriso, voltar e daí fazer as entregas”, comentou.

A presidente conclui dizendo que alguns serviços foram feitos com uma pickup Strada, quando o caminhão passou por manutenção. “A associação ficou sem caminhão antes do fim do ano, sem condução, tanto que era feito com a ‘Stradinha’ da cooperativa que a gente conseguiu. Já pensou transportar todo esse produto com uma ‘Stradinha’? Não dá. Agora vai ajudar bastante”.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.