A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) está participando ativamente da Parecis SuperAgro, uma das maiores feiras de tecnologia e negócios do agronegócio mato-grossense. O evento teve início nesta terça-feira (08.04) e segue até sexta-feira (11.04), no Parque de Exposições Odenir Ortolan, em Campo Novo do Parecis.
A feira reúne produtores, empresas, pesquisadores e a comunidade em geral para discutir inovações tecnológicas, sustentabilidade no campo e oportunidades de negócios. A Aprosoja MT, através do seu estande, tem desempenhado um papel fundamental de aproximação entre o campo e a cidade, promovendo informação acessível e valorizando o papel do agronegócio na vida cotidiana da população.
O presidente da Aprosoja MT, Lucas Costa Beber, destacou o papel da entidade no fortalecimento do setor produtivo e na construção de uma ponte entre o campo e a cidade, levando informação de forma objetiva e simplificada à população.
“A presença da Aprosoja MT na Parecis SuperAgro representa o nosso compromisso com o produtor rural, mas também com a sociedade como um todo. Não é atoa que Mato Grosso é o maior Estado da agropecuária brasileira. Queremos mostrar que o agronegócio é essencial, que está presente no cotidiano das pessoas”, afirmou Lucas.
Acompanhada da família, a delegada coordenadora de Campo Novo do Parecis, Clarete Brolio, destacou que o estande da Aprosoja MT despertou o interesse de visitantes de todas as idades ao aproximar a população da realidade do campo e da importância da produção agrícola. Além de ressaltar a relevância da feira para a cidade e para o fortalecimento do comércio local.
“Para a cidade é muito bom, pois ajuda a fomentar o comércio. E para os agricultores é muito importante, porque trazem tecnologias novas, demonstrações diferentes. O estande da Aprosoja MT tem como objetivo mostrar à população a importância da soja, que está presente em vários locais do nosso dia a dia, mesmo que muita gente não perceba isso”, destacou Clarete.
A programação do evento também conta com palestras, debates e atividades interativas nos estandes. Um dos destaques desta quarta-feira (09.04) foi a participação do biólogo e apresentador Richard Rasmussen, que trouxe uma reflexão sobre o papel ambiental do produtor rural brasileiro.
“O melhor agronegócio do mundo é o brasileiro. Os produtores rurais seguem as práticas sustentáveis previstas no Código Florestal. Não existe outro produtor no mundo que tenha esse nível de responsabilidade. Eu acredito que o próximo passo, olhando para o futuro, seria o reconhecimento desse esforço, com uma compensação ao produtor pela sua contribuição à sustentabilidade, não só do Brasil, mas do planeta”, afirmou Richard.
Já o delegado de Campo Novo do Parecis, Rodrigo Vargas, enfatizou o caráter educativo e familiar da Parecis SuperAgro, e sua importância para desconstruir mitos em torno do agronegócio.
“A Parecis SuperAgro, assim como outras feiras do setor em nível nacional, traz muita informação relevante para desmistificar o que é falado sobre o agronegócio. Isso é fundamental. Aqui, passam desde recém-nascidos com seus pais até idosos, e todos têm acesso a conteúdos que mostram o verdadeiro papel do setor. O agronegócio é o carro-chefe do nosso país”, destacou o delegado.
A feira que acontece no maior chapadão agrícola vai até sexta-feira, dia 11 de abril, com vasta programação contendo participações que reforçam o papel estratégico do agronegócio brasileiro e a importância de aproximar o campo da cidade, promovendo conhecimento, desenvolvimento e diálogo com a sociedade.