A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) intensificou, ao longo de 2025, sua atuação junto a concessionária de energia elétrica que atende todo o estado de Mato Grosso, a Energisa Mato Grosso com o objetivo de melhorar a qualidade do fornecimento de energia elétrica no campo. No período, a entidade promoveu 14 reuniões presenciais com produtores rurais em núcleos das regiões Norte, Sul e Leste do estado. Esses encontros permitiram esclarecer dúvidas, mapear necessidades específicas de cada localidade e ampliar a comunicação direta entre os produtores e a concessionária, buscando melhoria na prestação do serviço.
Os encontros foram realizados nos municípios de Água Boa, Alto Garças, Alto Taquari, Campo Verde, Canarana, Confresa, Diamantino, Gaúcha do Norte, Jaciara, Nova Mutum, Nova Xavantina, Querência, Rondonópolis e São José do Rio Claro, onde foram esclarecidas dúvidas, catalogadas demandas e identificados gargalos estruturais relacionados ao fornecimento de energia elétrica nas propriedades rurais.
Durante as reuniões, os produtores tiveram voz ativa para relatar dificuldades e receber esclarecimentos diretamente da concessionária, enquanto a Energisa pode conhecer de perto as particularidades e necessidades de cada localidade. A iniciativa ampliou a visibilidade dos desafios enfrentados no campo e reforçou a importância de soluções técnicas adequadas à realidade do meio rural, com destaque para a abertura da distribuidora em ouvir reclamações e sugestões.
Como parte dessa estratégia, a Aprosoja MT também implantou um projeto de grupos de WhatsApp envolvendo os 35 núcleos regionais da entidade, seus associados e a concessionária. O diretor administrativo e coordenador da Comissão de Política Agrícola da Aprosoja MT, Diego Bertuol, comentou que a ferramenta, aliada às reuniões presenciais, contribui para agilizar a comunicação, registrar ocorrências e acompanhar encaminhamentos em tempo real, fortalecendo uma atuação técnica, contínua e propositiva.
“O objetivo é aproximar o produtor da Energisa, ser elo de comunicação entre esses dois setores. Então, com esses 35 grupos espalhados no nosso estado, nós vamos conseguir trazer indicadores, relatórios, números, para que a Energisa entenda os problemas. E nesses primeiros meses de projeto nós já tivemos algumas melhorias, principalmente nos pequenos problemas, trazendo uma celeridade na solução. O produtor consegue hoje, através dos grupos, essa comunicação rápida com as equipes de energia espalhada por Mato Grosso”, comenta.
Como resultado imediato, a Aprosoja MT já obteve maior celeridade na solução de demandas de menor complexidade, especialmente nos casos em que o principal entrave era a falta de uma comunicação ágil e clara entre o produtor rural associado e as equipes técnicas de campo da Energisa. O fortalecimento dos canais de diálogo tem permitido encaminhamentos mais rápidos e respostas mais eficientes às ocorrências.
A delegada coordenadora do núcleo de Nova Mutum, Daiana Costa Beber, contou que a estratégia de aproximar o produtor da Energisa por grupos de WhatsApp melhorou na comunicação e no acompanhamento das demandas. Ela explicou que antes, o agricultor abria um chamado pelo aplicativo da concessionária e depois não conseguia mais acompanhar o pedido.
A produtora relatou que ela mesmo já usou o novo canal de comunicação. “Já utilizei o WhatsApp diversas vezes para comunicar demandas em aberto junto a Energisa, em especial comunicação de falta de energia e vejo a estratégia como uma ferramenta muito bem-vinda, pois até então o produtor utilizava o aplicativo da Energisa”, afirma.
Na última segunda-feira (15.12), a Aprosoja MT participou da audiência pública realizada na Câmara Municipal de Várzea Grande, acompanhando as discussões sobre a renovação da concessão da Energisa. A entidade reforçou a importância de que o novo contrato contemple avanços que garantam a melhoria contínua dos serviços de energia no meio rural. Além das ações realizadas em 2025, estão previstas para o primeiro trimestre de 2026 novas reuniões nos núcleos das regiões Norte e Oeste. Com isso, a Aprosoja MT concluirá a etapa de levantamento das demandas estruturantes nas quatro regiões do estado e em todos os núcleos da entidade, consolidando um diagnóstico completo e atualizado sobre as necessidades do setor produtivo em relação ao fornecimento de energia.
Essas iniciativas integram o esforço permanente da entidade para assegurar que as demandas dos produtores associados sejam devidamente consideradas e que o fornecimento de energia rural avance em qualidade, continuidade e eficiência.


















