A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) marcou presença no 3º Congresso Cerealistas Brasileiro, promovido pela Associação das Empresas Cerealistas do Brasil (ACEBRA). O evento que teve início na quarta-feira (26.11), acontece até esta sexta-feira (28.11), em Chapada dos Guimarães (MT), reunindo lideranças e profissionais de todo o país.
A edição deste ano, intitulada “Fortalecendo Conquistas, Ampliando Horizontes”, reforça o compromisso de valorizar os avanços do setor cerealista e de seguir avançando de forma integrada, conectada e preparada para os desafios que se desenham no futuro. São três dias de imersão em um dos cenários mais representativos do agro nacional.
O Congresso reúne uma programação composta por palestras e painéis que abordam temas variados, como novas fronteiras do agro, economia, relação entre governos e agronegócio, tendências e inovações, biotecnologia, entre outros assuntos estratégicos para o setor.
Dentro da programação, o evento recebeu o painel “Moratória da Soja – Entre acordos e restrições: o papel do Brasil no comércio global de grãos”. Realizado no segundo dia do Congresso, o debate contou com a participação do presidente da Aprosoja Mato Grosso, Lucas Costa Beber, que integrou o grupo de painelistas.
Além dele, estavam presentes também a deputada federal Coronel Fernanda, o residente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais, André Meloni Nassar, Gladir Tomazelli presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Semente de Soja e Sérgio Castanho Teixeira Mendes, diretor-geral da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais.
O presidente da Aprosoja Mato Grosso Lucas Costa Beber, destacou a presença da entidade na atuação contra a moratória da soja, na defesa dos produtores e na construção de soluções. “Mais uma vez, a Aprosoja MT está defendendo o produtor de Mato Grosso e se posicionando de forma firme para superarmos esse impasse que, há muito tempo, tem assombrado os produtores do nosso Estado e de todo o bioma Amazônico”, reforçou ele.
A deputada federal Coronel Fernanda participou do painel e destacou a importância do diálogo e da atuação conjunta de diferentes frentes na discussão de um tema tão relevante quanto a moratória da soja. “A Aprosoja MT, o papel importante dela nesse evento é se posicionar, estar presente e dizer: nós existimos, nós queremos o fim da moratória e nós vamos fazer o possível, e tudo que for possível, para acabar com a moratória”, ressaltou a deputada federal.
A Aprosoja Mato Grosso é uma das patrocinadoras do 3º Congresso Cerealista e marca presença também com um estande que traz uma novidade: o Mercadinho Aprosoja MT. Na exposição, os congressistas podem conhecer uma variedade de produtos que têm a soja e o milho em sua composição. De chocolates, salames e doces a rações para cães e gatos, itens de higiene pessoal, leite em pó e outros exemplos do quanto esses grãos estão presentes no nosso dia a dia.
O presidente da Acebra, Jerônimo Goergen, enfatiza a importância da realização de um evento desse porte no estado de Mato Grosso e destaca também a relevância do trabalho desempenhado pelas associações.
“Nós não temos medo de fazer política porque precisamos ter representantes que defendam o setor e o agro, e também a questão privada, que é o nosso papel. Foi um evento maravilhoso e agradeço ao Mato Grosso e, mais uma vez, também à Aprosoja MT”, finaliza ele.
A Aprosoja MT reforça, mais uma vez, a importância de promover debates que fortalecem conquistas e ampliam horizontes, contribuindo para um setor cada vez mais preparado para os desafios do futuro.


















