O coco é uma fruta com baixo índice glicêmico e rica em fibras que ajudam a controlar a fome e melhoram o funcionamento do intestino. Assim, essa fruta pode promover a perda de peso e combater a prisão de ventre.
Além disso, o coco também possui ótimas quantidades de potássio, um mineral que ajuda a eliminar o excesso de sódio pela urina, ajudando a prevenir a pressão alta. Poucas paisagens naturais são mais bonitas do que um coqueiral à beira-mar. Inclusive, esta imagem já é símbolo do litoral nordestino brasileiro. Você já pensou em aprender como plantar coqueiro para tentar reproduzir esse cenário onde você quiser?
Continue a leitura para saber como plantar coqueiro no vaso e no chão, a melhor maneira de cultivar a muda. Além disso, aprenda a hora certa de colher o coco para beber a água, comer a polpa, fazer cocada, entre outros produtos.
5 passos para plantar coqueiro onde quiser
A única diferença de plantar coqueiro grande e anão é a distância entre uma cova e outra. No mais, o tipo do solo arenoso e bem drenado, além do clima quente, marcando em média 27º, são ideais para qualquer espécie. Conheça cinco passos que ajudarão você a entender como plantar coqueiro anão e o alto. Dessa forma, você inclui o coco na sua alimentação, contando com o fortalecimento da imunidade, a hidratação do corpo, o bom funcionamento da tireoide e do metabolismo, entre outros benefícios.
1 – Amoleça a casca do coco O primeiro passo para plantar um coqueiro é escolher um coco fresco, com água dentro, e mergulhá-lo em um balde com água. Coloque algo que faça peso para o coco permanecer submerso por três a quatro dias. O objetivo é deixar a casca mais propícia para brotar raízes.
2 – Coloque o coco em um saco plástico Passados os três dias, a casca vai estar preparada para brotar raízes. Então, retire o coco da água, coloque-o em um saco plástico e conserve-o em um local quente e escuro por até três meses. Quando perceber que as raízes começaram a crescer, retire-o do saco.
3 – Umedeça as raízes Envolva as raízes em um papel-toalha umedecido. Devolva o coco para o saco e observe o crescimento das raízes. Quando elas atingirem de 15 a 20 cm de comprimento, é hora de plantar o coco.
4 – Plante o coco Escolha o vaso para plantar coqueiro e prepare a terra, misturando-a com areia. Como a raiz do coco é curta, não necessita de um vaso muito profundo, inicialmente. Faça um buraco de uma forma que a parte do broto fique embaixo do solo. Importante deixar o vaso em um local que recebe sempre a luz do sol.
Porém, se você quer saber como plantar coqueiro diretamente no chão, a única preocupação é com a localização: escolha um solo arenoso e drenado, que receba a luz do sol durante a maior parte do dia. Uma dica: se for uma área baixa, faça o possível para elevá-la.
Dessa forma, você estará contribuindo para que a drenagem aconteça a contento, já que o coqueiro necessita disso para se desenvolver bem.
5 – Regue toda semana Regar toda semana vai possibilitar o crescimento de uma árvore mais forte. Para isso, aí vai uma dica para economizar: colete a água da chuva e utilize-a para a rega da sua árvore! Depois, é esperá-la crescer para, em alguns anos, beber água de coco à vontade. Como livrar coqueiros de pragas e doenças A doença mais comum do coqueiro é o amarelo letal.
Os sintomas são folhas amareladas e ausência dos frutos. Para tratar, podem ser utilizados antibióticos, que deverão ser administrados três vezes por ano, enquanto o coqueiro durar. O apodrecimento dos brotos também acontece muito, principalmente se a terra não estiver bem drenada. As folhas ficam acinzentadas, enquanto os brotos ficam amarelos e caem.
O mau cheiro também é outro sintoma. A melhor maneira de não ter esse problema é plantando o coqueiro anão. Como informado no início do texto, essa variedade é muito resistente às pragas e às doenças. Em até cinco anos, você poderá colher os primeiros cocos plantados.